Alvo de vândalos há mais de 1 ano, estátua de Chico Mendes é restaurada e colocada em praça de Rio Branco

Estátua de Chico Mendes passou por revitalização — Foto: Pedro Devani/Secom

A estátua do seringueiro e ativista Chico Mendes voltou à Praça dos Povos da Floresta, no Centro da capital acreana, nesta segunda-feira (13). A escultura foi retirada há duas semanas para restauração, pintura e outros serviços de revitalização.

Em julho de 2022, o monumento foi alvo de vândalos e chegou a ser derrubado da base onde fica. Na época, o crime foi denunciado pela presidente do Comitê Chico Mendes e filha do ambientalista, Ângela Mendes, nas redes sociais. Ela gravou um vídeo no local mostrando que a estátua estava no chão, fez um desabafo e pediu providências do poder público.

Ângela chegou a enviar um ofício solicitando agenda na Promotoria de Habitação e Urbanismo e Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural para falar da situação. No dia 3 de julho do ano passado, parentes do ambientalista estiveram na praça para cobrar providências.

Esta não é a primeira vez que a estátua é alvo de vândalos. No monumento original, Chico Mendes aparecia ao lado de uma criança, seu filho. Mas, em 2018, a estátua do menino foi levada.

Este ano, Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) decidiu fazer uma revitalização na estátua e o serviço foi executado pelos artista plástico Darcy Seles e o artista visual Luís Carlos Gomes, servidores da FEM.

“A gente tirou ela há duas semanas, está chegando o final do ano e queremos dar uma revitalizada também na praça, limpamos e, embora não seja de responsabilidade da Fundação Elias Mansour, assumimos esse trabalho e fizemos o reparo na estátua”, explicou presidente da FEM, Minoru Kinpara.

Artista plástico Darcy Seles e o artista visual Luís Carlos Gomes foram os responsáveis pela revitalização — Foto: Andréia Nobre/Secom

Artista plástico Darcy Seles e o artista visual Luís Carlos Gomes foram os responsáveis pela revitalização — Foto: Andréia Nobre/Secom

Kinpara destacou que a estátua conta com uma base mais forte. “Estava danificada, gasta pelo tempo, pega chuva e sol. Queríamos deixar melhor, o Chico Mendes tem todo um simbolismo e a gente queria fazer uma manutenção para o final do ano”, frisou.

Em parceria com secretarias do Estado e outros órgãos estaduais, a Praça Povos da Floresta também passou por revitalização. “Vamos fazer várias programação durante o mês todo, apresentação de coral, teatros, músicas e atividades para as crianças”, concluiu.