Assis Brasil sedia encontro trinacional para tratar sobre segurança na fronteira

Assessoria

Nesta terça-feira dia 5 de setembro, aconteceu em Assis Brasil o encontro trinacional (Brasil-Peru-Bolívia), que reuniu dezenas de autoridades dos três países para discutir a segurança pública na região de fronteira.

O encontro foi proposto pelo Ministério Público do Acre – MPAC, com o objetivo de alinhar a cooperação entre autoridades brasileiras, peruanas e bolivianas relacionadas ao tráfico de drogas, tráfico de pessoas e contrabando na fronteira.

Participaram do encontro prefeito Jerry Correria, de Assis Brasil, a prefeita de Brasiléia Fernanda Hassem, representante da prefeitura de Epitaciolândia e os prefeitos das cidades Peruanas de Inãpari e Madre de Dios, Dr. Danilo Lovisaro procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Dr. Danilo Gerônimo, Procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, Américo Gaia, além de representantes da Polícia Federal, Receita Federal, e autoridades da segurança e da Justiça da Bolívia e Peru.

Os painéis de debates temáticos foram mediados pelo Juiz Dr. Clóvis de Souza Lodi representando o Tribunal de Justiça (TJAC).

Entres os graves problemas em áreas de fronteira, as questões relacionadas ao tráfico e contrabando são os mais emergências a serem controlados pelo poder público em suas mais variadas esferas e a participação de autoridades da três nações envolvidas, levantando questionamentos e definindo estratégias de enfrentamento, reforçam o desejo de amenizar e solucionar esses obstáculos.