Bittar busca solução para crise migratória na fronteira do Acre com o Peru

Assessoria 

O senador Marcio Bittar (MDB-AC) intercedeu para que ocorra nesta quarta-feira (17) uma audiência do governador Gladson Cameli com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Na pauta está a crise migratória que reteve em Assis Brasil, na fronteira com o Peru, cerca de 300 estrangeiros, na maioria haitianos. Há também senegaleses e indianos no grupo.

No último domingo (14), eles fizeram uma manifestação na Ponte da Integração, que separa as cidades de Assis Brasil e Iñapari. Bittar então entrou em contato com o ministro em busca de uma solução pacífica para o drama dos migrantes.

A meta é que o Ministério das Relações Exteriores negocie um acordo com o governo peruano, a fim de que o grupo tenha autorização para atravessar o território com destino aos seus países de origem.

“O momento é delicado devido à pandemia de coronavírus, e sabemos que a prefeitura de Assis Brasil não tem condições de abrigar e alimentar a todos. Tratamos de garantir que o governador Gladson Cameli possa, na audiência desta quarta-feira, expor o drama dessas pessoas. Estamos buscando uma solução para os migrantes e uma maneira de aliviar a situação do município”, disse o senador.

Ele acrescentou temer que o clima de tensão descambe para protestos violentos, já que no domingo a polícia peruana acompanhou os manifestantes de perto e isso acabou por acirrar ainda mais os ânimos na região.

“Estamos agindo para evitar o pior”, concluiu Marcio Bittar.