Câmara de Epitaciolândia realiza 22ª Sessão Ordinária de 2023

Chiquinho Chaves

A Câmara Municipal de Epitaciolândia realizou nesta segunda-feira, dia 01 de agosto a vigésima segunda sessão ordinária de 2023, com a presença dos nove vereadores. Acompanhe a seguir o que disseram os vereadores no grande expediente:

Vereador Rubens (PSD) cumprimentou aos presentes e fez suas reivindicações referentes aos atendimentos que a população necessita no seu direito de ir e vir, de ter ruas que sejam limpas e trafegáveis, que as pessoas possam ser atendidas na coleta de lixo, na recuperação das ruas, e em tudo o que o cidadão necessita para viver com dignidade e que infelizmente a gestão municipal não responde e nem atende aos pedidos. Solicitou que a casa legislativa possa aprovar o requerimento que solicita a presença do Secretário de Obras, no dia 21 para dar explicações quanto ao planejamento de infraestrutura do município, e quanto a frota que o município possui. Agradeceu ao Senador Petecão, pelo atendimento a seu pedido quanto às emendas para peladeiras de arroz, que irão contribuir muito com a população rural. Agradeceu a presença de todos e pediu que Deus possa abençoar os trabalhos legislativos que estão retornando.

Vereador Marco Ribeiro (PSDB) cumprimentou a todos os presentes, aos funcionários da casa e disse que hoje estão voltando aos trabalhos da câmara, que é em defesa dos moradores de Epitaciolândia. Disse que ouviu atentamente ao pronunciamento do vereador Rubens e informou que agradece ao feito político do Senador Petecão, que forneceu emendas para o município para que as peladeiras de arroz pudessem chegar ao município para atender aos rurais. Informou que o Senador mandou 17 peladeiras de arroz, que dessas algumas foram encaminhadas para AMOPREB de Brasiléia, para atender aos rurais de lá também. Em relação ao combustível falou que, os gastos são grandes por que o prefeito não tem parado, tem levado o maquinário para atender a necessidade dos ramais, de pontes, por isso o gasto não é exorbitante. Disse que se houver alguma irregularidade o papel do vereador é denunciar, pois é crime, mais também há necessidade de ver se esses recursos e gastos com combustíveis são para atender a comunidade e exemplificou quanto as pessoas que fazem tratamento em Porto Velho no Hospital do Amor, que são beneficiados com o transporte. Finalizou dizendo que a casa legislativa precisa ter uma maior proximidade com a Prefeitura para acompanhar esses trabalhos.

Vereador José Maria (União Brasil) cumprimentou aos presentes e iniciou sua fala tendo como pauta a saúde no município, dizendo que no período do recesso fez uma visita nas Unidades de Saúde para poder mostrar a população como está precária a saúde no município, longe do oba oba dos itinerantes. Apresentou através de imagens a situação do serviço de odontologia, desde a situação da estrutura física dos prédios, que está muito precária, até aos serviços de atendimento que não supre as necessidades da população, pois com a precariedade dos prédios, o atendimento fica concentrado em uma só unidade, falta ficha de atendimento e assim o atendimento é reduzido. Informou que a saúde anda capenga, e só tem muito holofotes, oba oba com itinerantes, mas na realidade faltam medicamentos, os atendimentos são precários e tudo o que sobra é mídia. Falou que o estádio de futebol não tem condições de receber ninguém pois está todo sucateado, sem estrutura para receber nenhuma atividade, que nem iluminação possui. Que há 700 mil de verbas para o esporte, que precisam ser destinadas de maneira correta. Quanto as peladeiras entregues, todo o problema se deu por que o vereador questionou o destino das peladeiras, que forem entregues para Brasiléia. E a pergunta é: qual comunidade de Epitaciolândia ficará sem receber o beneficio? E essa indagação não tem haver com os produtores e sim com o destino se está correta.

Vereador Messias Lopes (PT) cumprimentou a todos os presentes, e em especial ao vereador Diojino desejando que logo se resolva sua situação e que ele possa retornar ao seu lugar de direito enquanto presidente da casa. Manifestou seu descontentamento quanto às críticas do executivo sobre os gastos com combustíveis da Câmara, pois há necessidade de se locomover em prol dos trabalhos da casa legislativa. Falou que os poderes devem estar unidos em prol da população, sem picuinhas, pois o maior objetivo é querer desmerecer os trabalhos da Câmara. Disse que a necessidade da presença do secretário de obras é essencial, para esclarecer sobre o planejamento de infraestrutura no município, que está com as ruas intrafegáveis, a limpeza precária, que isso sim é pauta que deve ser discutida, os interesses da população. Informou que os deputados estarão na região para ver as dificuldades que os municípios do Alto Acre enfrentam e assim ver como destinar responsabilidades para que as necessidades urgentes dos municípios sejam sanadas. Falou que é urgente debater para solucionar problemas como a situação da ponte, o atendimento do hospital regional, a questão dos medicamentos, pois a falta de remédios é gritante. É necessário debater e trazer soluções para essas questões, assim como para o transporte escolar, para as ruas que continuam trafegáveis. Finalizou dizendo que enquanto estiver presidente quer realizar debates com o executivo para procurar soluções que beneficiem a população e não ficar com picuinhas, sobre combustível, sobre coisas que muitas vezes são pequenas perto dos problemas que o município tem.