Câmara de Epitaciolândia vota Orçamento 2024 e concede Moções de Aplausos na última sessão ordinária de 2023

Renny Carvalho

A Câmara Municipal de Epitaciolândia realizou nesta segunda-feira, dia 11 de dezembro a quadragésima primeira sessão ordinária de 2023, com a presença dos nove vereadores. Foi a última sessão ordinária do ano e os vereadores entram em recesso parlamentar.

Conforme esperado, o Orçamento para o executivo municipal foi aprovado pelos parlamentares mirins, no montante de R$ 125.000.000,00 (Cento e Vinte e Cinco Milhões de Reais), a serem gastos em 2024 pela atual gestão. Novamente os vereadores optaram em aprovar apenas 1% para remanejamento de uma sigla para outra como forma de fiscalizar com mais veemência os recursos públicos que em 2021 eram 30% e houve farras de diárias e gastos excessivos com festas e artistas de fora levando o suado dinheiro do povo epitaciolandense.

Nessa última sessão ordinária do Ano, a Câmara concedeu duas Moções de Aplausos, pelos relevantes serviços prestados aos servidores Alexandre Traversi Antunes, no comando da Receita Federal em Epitaciolândia e Brasiléia e a Diretora Presidente do Instituto de Terras do Acre – Iteracre, Gabriela Ramos Câmara.

Acompanhe a seguir o que disseram os vereadores no grande expediente:

Vereador Marcos Ribeiro (PSDB): Cumprimentou aos presentes e disse que hoje é um dia especial, pois é a última sessão do ano, e assim iria fazer uma prestação de contas dos trabalhos. Iniciou sua fala agradecendo a todos os munícipes que confiaram em sua pessoa para poder estar representando no poder legislativo a população. Disse que Epitaciolândia pela primeira vez chega a primeiro lugar na Educação, graças ao trabalho da Secretária Eunice e do prefeito Sérgio Lopes e que isso é um fato inédito. Que o prefeito também está de parabéns pela saúde que ficou em primeiro lugar no estado do Acre, e o prefeito Sérgio Lopes realizou muitos itinerantes e que fez um excelente trabalho. Que sabe que ainda tem que se avançar muito em questão de infraestrutura, porque os recursos são poucos para essa área e que precisamos de emendas dos parlamentares, mesmo assim a prefeitura recebeu tratores e vem trabalhando. Falou sobre o orçamento que tem recursos diretos para saúde e educação, mas para infraestrutura é pouco. Disse que respeita a decisão de colocar 1%, mas que ele votará em 30% porque confia no prefeito e não vê nenhum empecilho nisso. Parabenizou ao vereador Nego por ter assumido a Secretaria de Obras e pelo trabalho que desenvolveu enquanto esteve à frente da secretaria, e que mesmo com poucos recursos conseguiu fazer a diferença. Aproveitou a oportunidade para parabenizar ao Sr. Alexandre que há 10 anos desempenha um excelente trabalho, com transparência e que é muito merecido a moção de aplausos. Finalizou desejando excelentes festas a todos e que 2024 possa ser um ano de realizações e que a ponte que liga Epitaciolândia a Brasiléia possa sair, pois ela é de fundamental importância.

Vereador Rubens (PSD): Cumprimentou a todos os presentes, agradeceu a Deus pelos trabalhos. Iniciou sua fala dizendo que os pedidos de providências que está apresentando são sempre os mesmos, que embora não seja vereador de base, sempre trabalhou em defesa da população, tudo o que foi apresentado pelo executivo que era para o bem da população contou com o seu voto; Que procura fazer seu trabalho de maneira séria, porém não vê suas cobranças sendo atendidas e todas as reivindicações que apresentou até hoje foram atendendo aos anseios da população. Que tem recebido reclamações diárias pela falta de infraestrutura, pela falta de iluminação pública, pelo isolamento na zona rural, e que faz seu trabalho, falta o executivo fazer sua parte. Em relação à educação e a saúde, disse que quem merece aplausos e agradecimentos são os agentes de saúde, professores e servidores e não prefeito, os servidores é que estão no sol a sol como é o caso dos agentes de saúde, os professores e alunos em salas apertadas e quentes, pois visitou escolas que nem ventilador tem na zona rural, então se temos esses números de primeiro lugar os parabéns são dos servidores tanto da saúde quanto da educação, que são verdadeiros heróis. Em relação aos ramais, mais uma vez apresentou a situação dos moradores do ramal da Fontenele de Castro, que estão mais um inverno sem sua situação resolvida. Solicitou que os vereadores da base do prefeito visitem os bairros para que vejam a situação de escuridão que se encontra, estão sem iluminação pública, às escuras, que a população pede socorro. Falou que em relação ao orçamento votará em 1%, porque é necessário que a Câmara tenha a possibilidade de acompanhar onde os investimentos serão aplicados, e com 30% fica difícil fazer essa fiscalização. Parabenizou a Presidente do Iteracre pelo trabalho desenvolvido e por isso é merecedora da moção de aplausos, pelo atendimento à população através dos títulos entregues. Parabenizou também ao Sr. Alexandre pelo trabalho que desenvolve na Receita Federal. Finalizou desejando muitas bênçãos sobre nossa Epitaciolândia e sobre nosso estado, que possamos todos ter um Feliz Natal e um excelente ano novo.

Vereadora Seliene Lima (PODEMOS): Iniciou sua fala apresentando sua felicidade em acompanhar a chegada do caminhão que dará suporte a questão da iluminação pública, uma vez que a população está às escuras, com riscos a todas as pessoas e que o problema é geral, em todos os bairros, na maioria das ruas. Apresentou também um pedido a Secretária de Obras, que assim que estiver sendo feito o serviço de roçagem também seja feito a limpeza em seguida, citou a rua Nicolau de Brito que foi feito a roçagem e a limpeza não foi realizada. Agradeceu a Presidente do Iteracre Gabriela Câmara, pelos trabalhos desenvolvidos a frente do órgão, que a população será comtemplada recebendo seus títulos e que isso é motivo de alegria e agradecimento.  Finalizou fazendo um apelo em nome dos moradores do ramal Fontenele de Castro, que se trata de um ramal tão pequeno e que infelizmente o serviço não tem sido feito e os moradores estão apreensivos, pois os alunos precisam concluir o ano letivo.

Vereador Nego (PP): Cumprimentou aos presentes e aos que acompanham pelas mídias sociais. Iniciou sua fala dizendo que iria falar dos avanços que ocorreram no município na gestão do prefeito Sérgio Lopes, como por exemplo, a doação de quatro tratores de pneus para as associações rurais o que irá melhorar a vida dos produtores rurais; a chegada de dois tratores de esteiras, um através de emenda do senador Petecão e o outro, de emenda da ex-deputada federal Mara Rocha, esses tratores já estão trabalhando em melhoramentos de ramais pois com a chegada do inverno é necessário que seja feito esse serviço; citou vários ramais que estão sendo beneficiados na zona rural através da Secretaria de Obras, que mesmo no período invernoso não irá parar para não deixar a população isolada. Em relação à coleta de lixo urbano, falou que sabe que a responsabilidade é da prefeitura e que as secretarias estão trabalhando na recuperação dos veículos para poder realizar a limpeza da cidade. Disse que infelizmente pela falta de apoio do governo do estado o prefeito Sérgio Lopes não contou com tantos recursos o que dificulta os trabalhos. Falou que é um grande desafio trabalhar com as comunidades que pertencem a Epitaciolândia e que ficam do lado de Brasiléia, e que se tivéssemos o apoio do governo do estado ficaria mais fácil avançar dentro do município. Falou também que há um grande jogo político com interesse nas eleições municipais e que essas pessoas torcem para dar errado para poderem ganhar a prefeitura, porém sabe que isso acontece em todo lugar. Que o apoio do governo do estado seria importante e seria um reconhecimento a população de Epitaciolândia que deu uma votação expressiva ao atual governo. Disse ainda que é lamentável que esse apoio não chegue por que existem vários opositores dificultando esse relacionamento entre prefeitura e governo do estado do Acre, que falta o governador abrir os olhos e fazer o papel dele que é de cuidar da população. Finalizou desejando a toda população um Feliz Natal e que o Ano novo seja cheio de realizações.

Vereadora Lucimar Monteiro – Preta (PP): Cumprimentou aos presentes e iniciou sua fala fazendo algumas cobranças, sendo uma delas sobre a falta de iluminação pública, que tem prejudicado trabalhadores, comerciantes, e que a Secretaria de obras possa dar a assistência necessária à população, que o executivo possa fazer sua parte. Disse que estarão entrando de recesso dos trabalhos internos da Câmara, mas estarão nas ruas, atendendo as reivindicações. Falou quanto a infraestrutura da cidade, que tem sido motivo de cobranças, assim pede a Secretária de Obras que possa estar vendo com urgência essas situações que tanto afligem a população. Fez um relato sobre o carro da Secretaria de saúde que transporta pacientes para Rio Branco, e que as pessoas quando chegam nunca tem vaga. Que esperam meses e meses e não encontram vaga, assim apresenta uma sugestão para o secretário acompanhar essa listagem de pacientes, pois o carro está indo com vagas e pessoas esperando sem contato algum. Disse que recebeu várias denúncias dos moradores do José Hassem que nunca possuem vagas, que o secretário possa estar acompanhando de perto essas desistências através de suas equipes e que quem está na espera possam ser comunicadas. Finalizou desejando um Feliz Natal e um próspero ano novo para todos.

Vereador José Maria (UB): Cumprimentou a todos os presentes e as pessoas que assistem pelas mídias sociais. Iniciou sua fala fazendo um reconhecimento ao executivo que tem cumprido com o que determina nas leis que são aprovadas a nível federal, como por exemplo, o teto salarial dos professores, dos ACS, e que isso tem sido cumprido. Porém no que se refere à situação da iluminação pública, a situação é caótica e o executivo precisa fazer algo urgente, pois antes a desculpa era a falta de um caminhão elevador, mas agora o caminhão chegou, porém a demora será a mesma, uma vez que já tivemos o inicio do inverno e com a falta de infraestrutura das ruas, o caminhão não terá acesso dentro dos bairros, dessa forma o problema não será resolvido. Parabenizou aos professores e servidores da educação, pelo merecido primeiro lugar que receberam, elevando assim a educação de Epitaciolândia, e que os merecedores de aplausos, são esses profissionais que mesmo sem estrutura física nas escolas, desempenham o seu papel com dedicação, citou o caso de uma escola que num dia de chuva teve que amontoar os alunos no canto da sala para poderem se livrar das goteiras. Disse que em relação à saúde, que também foi considerada primeiro lugar em atenção básica, que tem bons profissionais, há uma discordância nos dados, pois uma saúde que foi considerada de excelência, o que apresenta para a população são unidades de saúde sem consultório odontológico, as condições das unidades de saúde são precárias, que o local onde deveriam funcionar os consultórios odontológicos foram lacrados pela vigilância estadual por não oferecem condições de trabalho, faltam medicamentos básicos e que infelizmente isso não é espelho de uma saúde de referência. Que recebeu denúncias que o transporte de pacientes agora está aliado a uma conversa no gabinete do prefeito e que isso é fazer brincadeira com a necessidade da população, isso é politicagem. Questionou a falta de adesivos nos carros modelo triton que estão a disposição da secretaria e que não são identificados, que deveriam estar auxiliando nas necessidades básicas da população. Sobre a situação das ruas, agora com a força das águas a população está pagando um alto preço. Que quando foi reclamar sobre o trabalho mal feito na Rua Ana de Souza Lira recebeu foi uma ligação do engenheiro da obra criticando perguntando se o vereador era engenheiro, ao qual ele respondeu que não é necessário ser engenheiro para ver um trabalho mal feito. Finalizou dizendo que se as máquinas foram retiradas pelo governo, a culpa é do próprio prefeito que foi nas redes sociais difamar o governo, dizer que não precisava por orgulho, e agora quem paga é a população.

Vereador Messias Lopes (PT): Cumprimentou aos presentes e a todos que assistem pelas redes sociais, agradeceu a Deus por estarem realizando a última sessão do ano, onde estão apresentando uma moção de aplausos ao Senhor Alexandre pelo desempenho de excelência na condução dos trabalhos na Receita Federal e a senhora Gabriela Câmara presidente do Iteracre que em 12 meses de trabalho já fez tanto por Epitaciolândia com entregas de títulos definitivos. Iniciou sua fala apresentando reivindicações para zona rural onde os ramais estão sendo castigados com o inicio do inverno, em especial o ramal da Fontenele de Castro, que os produtores estão pedindo socorro para que não fiquem isolados, assim como o ramal da Alemanha e demais ramais que merecem uma atenção especial com o inicio das chuvas. Falou sobre a situação da limpeza pública, que nesses meses chuvosos além da infestação do lixo, também temos a questão de doenças, que nossa população merece um cuidado especial e que com a situação do jeito que está fica difícil para os moradores, que além das questões de limpeza ainda se deparam com a falta de iluminação pública. Aproveitou a oportunidade para agradecer a presença da presidente do Iteracre, Gabriela Câmara que foi agraciada com uma moção de aplausos da Câmara Municipal, mas aproveitou e entregou o título definitivo da Casa Legislativa, que logo estará com sede nova e com mais comodidade para atender a população, destacou também que mais de 500 títulos definitivos foram entregues a população de Epitaciolândia, na gestão da Presidente Gabriela Câmara. Falou sobre a votação do orçamento que não há possibilidade da Câmara dar um cheque em branco para a prefeitura votando em 30%, pois assim não existem possibilidades de se fazer fiscalização, então os vereadores apresentam 1% para remanejamento, o que é normal para os órgãos públicos, afinal é dinheiro público e não pode ser remanejado de qualquer jeito. Finalizou desejando a todos um Feliz Natal e um ano novo abençoado, que nossos governantes possam ser iluminados por Deus para que possam fazer um trabalho voltado para a população.