Câmara de vereadores de Epitaciolândia realiza vigésima sétima sessão de 2021

Renny Carvalho

A Câmara Municipal de Epitaciolândia realizou n manhã desta segunda-feira 25, a vigésima sétima sessão ordinária de 2021, na sala das sessões Raimundo Francisco Ribeiro com a presença de oito dos nove parlamentares mirins, a vereadora Lucimar Monteiro (Preta), do Progressista, justificou ausência.

Acompanhe o que foi abordado pelos vereadores em tempo regimental nas explicações pessoais

O vereador Messias Lopes (PT), iniciou pedido providências em relação a melhoria nas ruas da invasão da Guascor, no Bairro Satel, além de melhorias na Invasão da Dona Nazinha no Bairro Liberdade, segundo o vereador os moradores estão tendo dificuldade no acesso a suas casas, e que durante esse inverno eles possam se locomover. Falou que recebeu muitas críticas em relação ao funcionamento da URPA que não tem atendido principalmente os moradores da zona rural, principalmente as quintas – feiras que poderia se tornar um dia de atendimento especial e exclusivo a essa classe de trabalhadores rurais. Pediu urgência na recuperação das ruas bem como iluminação pública e limpeza nas ruas por conta do inverno onde a população vai sofrer coa a falta de serviços públicos, melhorias em uma ladeira e ponte próximo ao “Caboré”, no bairro aeroporto, Rua Raimundo Carneiro de Lima.

Rubens Rodrigues (PSD), iniciou sua fala cumprimentando a mesa, falou sobre a situação dos ramais e parabenizou a equipe que está trabalhando no ramal do Santana e no km 12 e disse que quando os trabalhos forem realizados de forma correta, não tem problemas nenhum em parabenizar a gestão e que se em todos os ramais tivessem sido feitos com eficiência desde de o início da gestão, não haveriam tantas críticas e tantas pautas levantadas no mesmo tema. Falou sobre as pontes que tem urgência em ser realizados, mencionou que recebeu várias denúncias, sobre os kits de alimentação escolar que estão sendo usado de forma politiqueira antecipando as campanhas eleitorais e causando dificuldade pelo distanciamento, onde os ditos kits serão entregues no salão Art Eventos para dar palco político ao invés de serem distribuídos nas escolas facilitando as famílias que tem que carregar os kits com quase 20 quilos de alimentos até suas casas. Pediu informação sobre a forma de utilização do espaço Art Eventos, se está sendo pago o uso desse espaço ou está sendo doado para a entrega desses kits, por não haver necessidade desse uso, e que a gestão parece querer fazer a população de palhaço e de vítima. Finalizou dizendo que ao contrário do que falam alguns vereadores da base, mesmo no inverno os ex-prefeitos não deixavam de fazer os serviços de ramal, precário mas faziam.

Nego (Progressista), iniciou sua fala parabenizando a prefeitura sobre a semana evangélica, parabenizou as equipes que estão trabalhando nos ramais que sabe que ainda faltam alguns paliativos, mas que acredita que possa ser solucionado logo. Falou sobre a ideia do atendimento de quinta-feira apenas para os moradores da zona rural pode causar alguns transtornos em virtude do atendimento nos demais dias não limitar quem é de zona urbana ou zona rural e que a grande maioria dos prontuários médicos são preenchidos por pessoas de zona rural. Propôs que nas quintas-feiras sejam ampliados para dois médicos os atendimentos na URPA. Mencionou que mesmo os colegas não aceitando, ele é líder da bancada da base do prefeito. Parabenizou os atendimentos médicos através do programa Saúde na comunidade e que se esse programa se estender ano que vem deve evitar que muitos produtores rurais se desloquem até a cidade, a não ser que sejam de extrema urgência. Finalizou dizendo que não se intimida com os ataques que vem recebendo por alguns vereadores.

José Maria (PSL), iniciou sua fala cumprimentando a mesa e a plateia e disse que tem 28 anos dentro da saúde e que hoje vivemos um momento muito complicado, pois essa casa tem feito de tudo para ajudar a melhorar o atendimento tendo em vista que foram aprovados projetos para contratação de médicos sem vínculo empregatícios, com o objetivo de aliviar a demanda mesmo, lembrou que salas e aval da câmara para contratação de médicos tem, porém falta ação da prefeitura e que nada está andando. Falou que o discurso do vereador Nego é muito interessante por dizer que é líder do prefeito, e que por isso mesmo deveria cobrar e levar as demandas até o prefeito.  Lembrou que nenhuma unidade de saúde do município dispõe de médicos às sextas-feiras além de faltar medicamentos nas unidades, relatou que a unidade de saúde da comunidade São Cristóvão só tem atendimento duas ou três vezes por semana.