Câmara Municipal de Epitaciolândia realiza trigésima oitava sessão ordinária de 2023

RENNY CARVALHO

A Câmara Municipal de Epitaciolândia realizou nesta segunda-feira, dia 20 de novembro a trigésima oitava sessão ordinária de 2023, com a presença de seis dos nove vereadores. A secretaria de Ação Social de Epitaciolândia, Eliade Silva, esteve prestando alguns esclarecimentos.

Acompanhe a seguir o que disseram os vereadores no grande expediente:

Vereador José Maria (União Brasil): Cumprimentou a todos os presentes, a todos que acompanham pelas redes sociais e a Secretária de Ação Social Eliade. Iniciou sua fala apresentando a questão do lixo, e disse que, quando acontecem problemas nos bairros as pessoas lembram logo dos vereadores, e que isso é legitimo, mas infelizmente os vereadores não tem poder de execução, esse poder quem tem é o prefeito. Desejou boas vindas e boa sorte a atual secretária de obras Hiamar Pinheiro, que sabe que ela tem boa vontade, porém a população necessita mais que isso. Que tem sido muito cobrado e então repassa tudo para a Secretária para ver se algo é feito. Falou sobre a questão da água, que tem angustiado demais a população, afinal sem água é impossível o ser humano sobreviver. Apresentou monção de apoio as pessoas que necessitam do vencimento federal, para que tenham o direito de receber o 13º salário. Lamentou o fato de terem sido muito questionados pela votação do orçamento anual, onde foram acusados de estarem engessando o executivo, e o que realmente foi feito foi que os vereadores, fizeram o seu papel que é o de fiscalizar e saber onde as verbas serão aplicadas. Falou que os vereadores têm aprovado todos os pedidos de suplementação apresentados pelo executivo para que o município possa realizar as obras necessárias, infelizmente o executivo deixa muito a desejar no seu papel.

Vereador Messias Lopes (PT): Cumprimentou aos presentes, a Secretária de Ação Social Eliade e a todos internautas. Iniciou sua fala apresentando sua preocupação com a questão da água, disse que se faz necessário uma audiência pública na tentativa de procurar soluções para a situação de calamidade que estamos vivendo com a falta de água. Que infelizmente só o carro pipa que vem de Brasiléia não resolverá o problema, pois a ausência de água é geral. Que essa audiência pública precisa do envolvimento de todos os poderes e assim pede o apoio dos vereadores para essa questão. Defendeu a monção de apoio as pessoas que recebem auxilio por terem deficiência e que não recebem o 13º salário, que se trata de uma questão que envolve todo o país e que precisamos defender essa causa. Disse que as pessoas idosas também serão beneficiadas, pois também não recebem 13º salário. Que o projeto está sendo discutido em todas as Câmaras e que Epitaciolândia fará sua parte. Informou que esteve na comunidade do Rubicom e do Porvir Velho no final de semana, e o que se vê é uma questão precária e de alta periculosidade para todos que ali trafegam, em especial os estudantes, com ramais sem trafegabilidade, pontes quebradas apresentando alto risco para toda a comunidade. Falou ainda que os produtores rurais estão solicitando transporte para poderem escoar sua produção e trazer para a feira, pois são famílias que sobrevivem da agricultura familiar e tem direito de ter assistência. Em relação a educação estadual, disse que, muitos pais estão reclamando pois seus filhos não estão conseguindo chegar a escola por falta de transporte escolar, ônibus que vivem quebrados e que para a troca de peças simples precisam aguardar por Rio Branco, o que causa mais atraso e prejuízos aos estudantes. Finalizou sua participação falando sobre a escuridão da ponte José Augusto, que se tornou um local de muito perigo não só pela falta de iluminação quanto pelo estado de conservação da ponte.