Câmara municipal de Epitaciolândia realiza ultima sessão ordinária de 2021

A Câmara municipal de Epitaciolândia realizou na manhã desta segunda-feira 13, a última sessão ordinária de 2021, na presença de todos os vereadores.

Acompanhe um resumo do que foi abordado pelos vereadores:

Rubens Rodrigues (PSD), iniciou sua fala cumprimentando a mesa e desejando uma ótima semana a todos. Falou sobre os projetos que estão chegando com urgência, como o que pede a contratação de funcionários da educação, e que precisam dar um freio no costume dos prefeitos em fazer concursos seletivo, porém escolhem quem vai trabalhar “a dedo” se transformando em cabide político. Fez um apelo, para os demais vereadores que esse projeto seja modificado, pois não há necessidade de contratação de urgência. Fez  nova reinvindicação sobre o ramal da Fontenele de Castro, onde outra bueira estourou e que causou acidentes com um carro que caiu numa vala, fez um pedido de recuperação dos pontos críticos desse ramal, e que seja realizado também um paliativo na estrada velha, pois mesmo sabendo da situação complicada que envolve a empresa que largou o trabalho, a população daquele local precisa de uma resposta da prefeitura. Falou sobre o surto de dengue que está instalado no município e que não vê ações da secretaria de saúde para conter essa questão. Endossou sua fala anterior sobre as ruas Ana de Souza Lira e Assis Brasil que a erosão continua avançando. Ressaltou sobre o assunto da energisa, sobre o aumento abusivo na conta dos consumidores e disse que se quer não tem um representante legal aqui no alto Acre, que fica impressionado com essa falta de responsabilidade dessa empresa milionária, que a população se sente jogada as traças e convida os demais colegas de bancada para procurarem os responsáveis onde estiverem para dar respostas a população. Falou sobre o km 14 onde os moradores estão revoltados com a situação do ramal. Falou sobre a Rua Satiro Bento, onde ele enviou para os demais colegas um vídeo que mostra os transtornos que os moradores dessa rua estão vivendo, disse que isso não foi falta de aviso, pois o mesmo tem o áudio que enviou ao prefeito falando sobre a péssima qualidade do trabalho feito naquela rua, e que teve uma moradora que viveu um momento triste quando sua casa foi invadida pela enxurrada de água na sexta-feira passada. Disse que fica confuso, quando os demais colegas têm o mesmo discurso para a gestão atual que tinham nas gestões passadas, falando que a melhor gestão era a do Flores que estava no poder, e agora diz que a melhor é essa. Finalizou sua fala desejando boas festas aos amigos e população. Falou no pequeno expediente sobre um projeto encaminhado pelo executivo municipal que pede a exclusão dos cargos de vigias, que são usados na área da saúde, obras, esporte para coloca-los dentro da área da educação para receber através de recursos do Fundeb e que se for aprovado o projeto da forma que o prefeito está pedindo, eles estarão cometendo um equívoco e um crime pois funcionários efetivos precisam passar por um concurso e não apenas ser remanejados assim de qualquer jeito.

Messias Lopes (PT), iniciou sua fala apresentando seus projetos, pedindo apoio dos demais colegas. O primeiro projeto visa instituir o cuidado de pessoas com fibromialgia, onde amplia o acesso aos serviços, divulgação e conscientização, incentivando a estudos e convênios para dar suporte e apoio aos portadores dessa enfermidade. E também apresentou o projeto que institui a conscientização e suporte aos portadores da doença Lúpus, com ações de campanha e conscientização e informações sobre a doença, para facilitar o diagnóstico precoce e prestação de serviços adequados a essas pessoas portadoras dessa doença. Finalizou agradecendo a todos os presentes e desejou boas festas!

José Maria (PSL), Iniciou sua fala cumprimentando a todos e externando a sua indignação diante da ação ludibriosa do executivo municipal, onde no dia 25 de novembro a coordenação de educação municipal chegou as escolas municipais com um recado que o executivo encaminhava aos pais e responsáveis pelas crianças, no recado o prefeito as crianças teriam que fazer cartinha pedindo presente de natal e a prefeitura ia realizar os pedidos, e agora enviaram um nova nota desconsiderando o pedido e frustrando as crianças. Fez uma prestação de conta sobre o seu mandato, em que neste curso espaço de tempo fez dois anteprojetos, um para a área da saúde e que se for levando em conta elo executivo, beneficiará muito a essa classe, sobre o abono dos agentes comunitários de endemias e agentes de saúde, que é repassado mensalmente ao município, mas não é pago aos mesmos. O outro anteprojeto trata sobre benefícios aos funcionários da educação.

Diojino Guimarães (MDB), iniciou sua fala, agradecendo a Deus, e disse que antes do final do ano, terão várias sessões extraordinárias, por irresponsabilidade do prefeito. Mas que a câmara jamais atrapalhará o andamento dos projetos pois estes trazem benefícios para a população, reforçou a fala do vereador José Maria sobre a irresponsabilidade do prefeito em prometer para as crianças que estudam na rede municipal os presentes de natal através de cartinhas e agora não vai presentear os alunos; Apresentou projeto de Lei que visa adesivar os veículos públicos municipais, para evitar uso pessoal, pois as pessoas ficam passeando e ostentando, gastando combustível com dinheiro público. Finalizou sua fala desejando felizes festas a todos!