Câmara Municipal de Epitaciolândia realiza vigésima quarta sessão ordinária de 2023

Assessoria
A Câmara Municipal de Epitaciolândia realizou nesta segunda-feira, dia 14 de agosto a vigésima quarta sessão ordinária de 2023, com a presença de sete dos nove vereadores. Acompanhe a seguir o que disseram os vereadores no grande expediente:

Vereador Rubens (PSD), cumprimentou aos presentes, agradeceu a Deus e parabenizou aos Pais pela passagem do seu dia. Disse que estava indignado com a secretaria de esportes e com o executivo, que estão realizando um campeonato, e ao se reunirem com os dirigentes de time e falarem do valor que seria disponibilizado para o evento, deixaram os desportistas descontes e para se justificarem jogaram a responsabilidade para a Câmara. Dessa forma está solicitando que o Secretário de Esportes seja convidado a ir a casa legislativa se explicar pelo ataque feito aos vereadores e a Câmara, uma vez que é uma inverdade e que todos os pedidos de suplementação que foram solicitados pelo executivo foram aprovados, e que de forma alguma os vereadores irão votar qualquer coisa que prejudique o município, muito menos serão conta o esporte. Relatou também que no ramal Fontinele de Castro, que o Deracre fez um paliativo, a pedido dos vereadores José Maria, Diogino, Messias, Pantico da Água e Rubens, a prefeitura que se comprometeu de levar os bueiros, não cumpriu a sua parte, deixando os moradores sem o atendimento que deveriam ter recebido. Falou sobre o prédio ao lado da Câmara que está abandonado e que a prefeitura não tem a responsabilidade de fazer uma reforma e utilizar o prédio e assim economizar em gastos com aluguel, o que mais uma vez só mostra a falta de compromisso dessa gestão com o dinheiro público. Mas uma vez falou sobre a situação das ruas dos bairros que estão em situação de calamidade, citou como exemplo a rua 25 de dezembro no Bairro José Hassem, que foi palco de tantos vídeos em época de campanha e que continuam os mesmos problemas, assim como em todos os bairros que estão abandonados, e que no período de campanha serviram para propagandas que só enganaram a população e até o momento nada feito pela administração atual. Finalizou informando sobre a visita que realizaram que até a Energisa, para que a extensão de rede na zona urbana seja realizada, pois muitos moradores estão passando por transtornos em virtude da ausência de transformadores próximos. Disse que foram muito bem recebidos e informados que a empresa estará mandando um engenheiro para fazer esse levantamento para atender a essa necessidade. Falou que os vereadores foram até a Assembleia Legislativa do Acre – Aleac, procurar apoio para poderem melhorar a Lei Orgânica no município, no regimento interno da Câmara, que apresenta alguns pontos que precisam ser melhorados e até mesmo corrigidos.

Vereador Marco Ribeiro (PSDB), cumprimentou a todos os presentes, aos funcionários da casa e disse que hoje está muito feliz por poder parabenizar ao Prefeito pela quadra que será inaugurada em nome do Sr. Padim, que era um grande desportista e que é muita justa essa homenagem. Falou que o esporte é uma diretriz que tem de ser incentivada no município pois tira os jovens do mau caminho. Informou que a ex-deputada Mara Rocha esteve na semana passada, entregando maquinários para apoio da produção rural, que estes maquinários foram destinados diretamente para as associações, para que os próprios produtores vejam a maior necessidade e assim possam apoiar a produção rural. Informou que o DNIT está fazendo a reparação do projeto da construção da ponte, para que possam fazer a licitação, que ele acredita nesse projeto, pois viu com seus próprios olhos e sabe que é uma questão de tempo, pois os recursos estão chegando, além dos parlamentares que se comprometeram em ajudar através de emendas. Então afirma não ter dúvida da execução desse projeto. Falou que na Casa do Idoso, na sexta-feira 11, foi realizada a festa dos pais, e ele quer registrar suas homenagens a esses pais, e as mães que desempenham esse papel. Disse que não sabe dizer se o prefeito atribuiu a Câmara qualquer culpa em relação a premiação para o evento da secretaria de esportes, mas ele não entrará nesse mérito, pois acredita que o esporte deve ser considerado uma das prioridades na administração independente do secretário ou do prefeito. Parabenizou mais uma vez a deputada Mara Rocha por ter abraçado a causa da ponte que liga Brasiléia a Epitaciolândia, haja vista que se o parlamentar for ver o numero de eleitores, Epitaciolândia não elege um deputado federal, então isso demonstra o respeito da ex-deputada com nossa população.
Vereador José Maria (União Brasil), cumprimentou aos presentes e iniciou sua fala parabenizando todos os pais pela passagem de seu dia. Informou que chegou ao seu conhecimento uma problemática sobre o esporte no município, no que se refere à premiação para o campeonato que será realizado, e os dirigentes descontentes se reuniram, chamaram o secretário de esportes para uma reunião, e o secretário ao invés de tentar achar uma solução, atribuiu a culpa a Câmara de vereadores a culpa pela baixa premiação, o que é uma difamação, pois os vereadores de nenhuma forma estão ali para prejudicar o esporte. Que a Câmara não fez nenhum projeto para destinar recursos para o esporte, até porque isso é uma incumbência da prefeitura, que um dos presentes na reunião contestou e mostrou que o secretário estava errado, a solução que ele achou foi cobrar uma taxa para poder aumentar a premiação, o que é vergonhoso. Falou ainda que o nosso estádio com um imenso orçamento que temos se encontra sem condições de se fazer um campeonato, o que é vergonhoso, assim como é vergonhoso a gestão querer se justificar jogando a culpa para a câmara. Que a revolta fica, pois a gestão deve assumir suas mazelas e não querer jogar a culpa na casa legislativa, ou sacrificar os dirigentes que merecem respeito e podem contar com o apoio do vereador. Falou também sobre as percas que o município vem tendo nos últimos anos, perca de órgãos públicos, fábricas e tudo que vai para o município de Brasiléia, pois as gestões que passaram não tiveram competência de segurar nada aqui, Núcleo da UFAC, SENAC, tudo vai para Brasiléia, pois infelizmente a parceria com o município de Epitaciolândia não existe. Agora até a festa tradicional estamos perdendo, citando a Expolândia, festa de São Sebastião, pois mudaram de lugar, e quando se mexe com a tradição não dá certo. Finalizou sua fala se referindo as justificativas que são dadas para a falta de gestão no município, sempre querendo jogar a culpa nas contas que o município tem, e todas as pessoas que se candidatam sabem que essas contas existem, mas em campanha as promessas mirabolantes são feitas, e depois que se ganha, se esquece disso. Que essas desculpas não são mais aceitas, que está na hora da gestão trabalhar, que está na hora do executivo parar de estar dando desculpas pelas contas das gestões passadas e assumir seu compromisso de cuidar do nosso município.

Vereador Messias Lopes (PT), cumprimentou a todos os presentes, e a todos que acompanham nas redes sociais. Cumprimentou a todos os familiares do Sr. Padim, um grande desportista do município, que recebeu justa homenagem com a aprovação do Projeto com seu nome na quadra coberta do bairro Por do Sol. Disse que ao falar de esportes, vê com tristeza essa questão da atual situação do estádio, da fala do secretário de esportes, querendo colocar culpa na casa legislativa pela sua falta de competência, que não consegue nem cuidar da grama, de cuidar do estádio, o único local para se fazer um campeonato em nosso município, demonstrando a falta de respeito e responsabilidade com nossa juventude e com nossa população. Que não há investimentos e compromissos com a categoria de base no esporte, pois vivemos na fronteira e precisamos dar uma esperança para nossas crianças e nossa juventude. É necessário que o secretário mostre o Planejamento que ele possui para o esporte, assim como todos os secretários apresentem seu Planejamento, para todas as secretárias. Dessa forma, tudo vai passando para Brasiléia, por falta de planejamento, a exemplo a festa que aconteceu nesse final de semana. Cobrou a Secretaria de Obras, a recuperação da ponte da Fontenele de Castro que liga a escola Belo Porvir, pois ali passam ônibus lotados de alunos, pessoas que levam seus filhos a escola e ali está uma situação de risco, sendo assim cobrou a secretaria que faça com urgência o trabalho necessário para garantir o transporte naquela ponte. Informou que no dia 21 o Secretário de Obras estará na Câmara e espera que ele possa ter as respostas para as cobranças que a população e os vereadores constantemente fazem, em relação à infraestrutura de nosso município, falou ainda que continuarão cobrando e fiscalizando pois esse é o papel deles. Finalizou mais uma vez dizendo de seu contentamento em poder aprovar o projeto de lei sobre a quadra de esportes no bairro Por do Sol, que terá o nome do Sr. Padim, uma justa homenagem.