Carros-pipas chegam em Epitaciolândia para ajudar no abastecimento devido à seca de igarapé Encrenca

Carros-pipas chegam em cidade o interior do AC para ajudar no abastecimento devido à seca de igarapé — Foto: Saneacre

O refoço para abastecimento de água na cidade de Epitaciolândia, interior do Acre, chegou na manhã desta sexta-feira (10). A seca do Igarapé Encrenca ainda está prejudicando o abastecimento no município, mesmo que tenha sido registradas algumas chuvas na região.

No dia 21 de outubro, o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) informou que seria preciso iniciar o racionamento de água em Epitaciolândia devido aos níveis “extremamente baixos” do manancial.

Menos de uma semana depois, o prefeito decretou calamidade pública no município. A prefeitura também iniciou uma campanha para arrecadação de água potável para os moradores.

Com a chegada dos carros-pipas, na manhã desta sexta, o gerente do Saneacre em Epitaciolândia, Erisson Cameli, fez uma reunião de alinhamento operacional com o capitão Ricardo Moura dos Bombeiros. O objetivo foi alinhar as ações e logística em conjunto

O presidente do Saneacre, José Bestene, disse nesta sexta-feira, 10, que a autarquia não tem medido esforços para reduzir os efeitos da seca prolongada no estado que vem resultando em uma das mais graves crises hídricas já registradas no Acre.

Igarapé está praticamente seco mesmo após chuvas, ressalta prefeito — Foto: Arquivo pessoal

Igarapé está praticamente seco mesmo após chuvas, ressalta prefeito — Foto: Arquivo pessoal

“O nível do igarapé chegou a inviabilizar o funcionamento da bomba de captação, mas o Saneacre já enviou três carros-pipas para atender as unidades de saúde, escolas e demais instituições públicas como forma de atenuar o problema”, explicou Bestene. Os caminhões foram locados pela Defesa Civil com recursos federais. Os pipas são abastecidos em Brasileia.

Calamidade pública

O Igarapé Encrenca é de onde é captada toda a água que abastece Epitaciolândia. Por isso, a prefeitura publicou no Diário Oficial do Estado em edição extra do dia 27 de outubro o decreto de calamidade pública. Segundo a Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) , a seca já impacta no abastecimento de toda a cidade, que, antes conseguia fazer o ciclo de abastecimento em dois dias, mas agora esse período se estendeu para seis dias.

A população da cidade de Epitaciolândia (AC) chegou a 18.757 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 24,22% em comparação com o Censo de 2010. No decreto assinado por Sérgio Lopes, ele considera “as dificuldades para abastecimento de água tratada na cidade, atingindo mais de 18 mil habitantes, seja nas casas ou em órgãos públicos, e funções essenciais.”

O documento também cita ausência de chuvas na cidade e que o município vai precisar de apoio financeiro para arcar com os custos das ações básicas de assistência. No mesmo texto, ele criou o gabinete de crises para a tomada de decisões.

No dia 1º de novembro, o governo federal publicou a portaria 3.390, que libera R$ 8.259.114 para que o estado do Acre aplique em ações que possam amenizar o impacto da seca severa registrada este ano. O governo estadual tem 180 dias para aplicar o recurso e deve prestar contas do que foi feito em prazo de 30 dias, logo após o fim da execução.

O Acre tem sete pontos de monitoramento em cota de alerta máximo por conta da seca de rios, segundo dados de acompanhamento hidrometeorológico divulgados pela Defesa Civil estadual e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema)..