Centro Socioeducativo do Alto Acre realiza curso para jovens privados de liberdade

Da Redação com Jacks Aroldo

O Centro Socioeducativo Alto Acre em parceria com Senac certificou na última terça-feira 31, vários jovens privados de liberdade com curso de Operador de Computador.

A atividade aconteceu na sede do próprio centro socioeducatico com participação do Cel. Giovane representando o Presidente do ISE Cel. Mário César, o Coordenador do Senac senhor Anderson, o tutor e professor do curso senhor Eduardo e toda Equipe do Centro Socioeducativo Alto Acre.

O referido curso teve duração de  02 meses e 15 dias,  certificou 11 adolescentes e teve carga horária de 196 horas. Foi o primeiro de outros cursos que órgão pretende realizar como forma de promover a ressocialização dos jovens e os preparar para o mercado de trabalho.

Iniciaram o curso 23 alunos, mas por causa de regras do SENAC, somente 11 concluiram, destes 11 felizardos, 3 já foram desinternados e ganharam a liberdade e 8 participaram da entrega de certificados.

Para Severino Monteiro, gestor do Centro Socioeducativo Alto Acre, é motivo de gratidão a atividade ora realizada e o apoio obtido pelos parceiros. “Enquanto gestor da unidade fico muito feliz e grato por todas as conquistas para com nossos adolescentes. Agradecemos ao Presidente do ISE/AC por todo apoio na realização das ações desenvolvidas”, pontua.

Monteiro destaca ainda que os jovens reclusos, precisam se preparar para os desafios da vida após cumprirem suas penas. “A razão disso é a ressocialização, é oportunizar os jovens com essas profissões e preparar eles para o mercado de trabalho quando ganharem a liberdade, é um incentivo através dessas parcerias com esses cursos para que eles mudem de vida e não sejam recrutados pelas facções para o mundo do crime”, enfatiza ele.

Com datas ainda indefinidas outros cursos serão realizados na unidade, como curso de cabeleireiros, produção de bombons e trufas e na parte de agricultura e hortaliças também serão capacitados.