Colunista crava que PSD deve ser o novo ninho do ex prefeito Marcus Alexandre

A fonte é confiável. O PSD deverá ser o novo ninho do ex-prefeito Marcus Alexandre, (foto) depois que saiu do PT. É o que garante os que circulam mais próximo dele. O MDB, segundo a fonte, também, esteve na sua mira, mas a beligerância interna do partido o afastou de uma filiação para disputar a prefeitura de Rio Branco pela sigla. Marcus ainda não se pronunciou de forma oficial sobre em qual partido deverá se filiar, sendo possível que só faça o anúncio no próximo ano. Mas, todos os caminhos são no sentido que vai entrar no PSD.

FASE CONTURBADA
Continua a fase jurídica conturbada do governador Gladson. Conseguiu, enfim, quebrar a proibição de falar com o pai, mas em compensação o STJ manteve por mais 180 dias todas as medidas cautelares contra ex-secretários, empresários e servidores, proibindo-os de se comunicarem e ter relações com o governo. Ninguém sabe onde isso vai dar. O grave é que paralisa o governo.

A GRANDE EXPECTATIVA
A próxima fase da Operação Ptolomeu, com a peça da Denúncia do MPF, é esperada com ansiedade pelos acusados (ninguém ainda é réu), para se saber contra quem e quais acusações de crimes serão tipificados. A partir da aceitação da Denúncia é que começa no âmago a fase processual. Até lá, só ilações.

PRESENTE EM TUDO
O secretário Alysson Bestene – cotado para ser candidato a prefeito da capital pelo PP- mudou, radicalmente, o seu roteiro. Já não fica mais só no gabinete, mas marca presença em todos os atos do governo, para projetar uma imagem mais popular.

PAU SECO
Ao ler o artigo do respeitável professor Ermício Sena sobre partidos e candidaturas, a sua tese de que se vota no candidato majoritário e não no partido, tem sua dose de razão; mas num cenário normal. Só que o cenário em que se encontra hoje o PT no estado é o do Pau Seco – quem se escorar nele vão os dois para o chão – pelo fato do PT viver um momento da mais alta antipatia no eleitorado do estado. As últimas eleições para a PMRB e para o Governo mostraram isso. Certo, portanto, se encontra Marcus Alexandre em procurar outra sigla para disputar a PMRB, no próximo ano.

PREFERÊNCIA
Como presidente do diretório municipal do PP, a deputada federal Socorro Neri, não pode sair dizendo que o nome da sua preferência para disputar a PMRB, é o do Alysson Bestene. Mas é o nome que quer ver ungido na convenção municipal.

GRANDE DESAFIO
Que a prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, é craque em ganhar eleição, isso é verdade. Se reelegeu bem. Mas o seu desafio maior vai enfrentar no pleito do próximo ano, que é de transferir votos para a candidata Suly Guimarães, que nunca disputou eleição. A Fernanda sabe que perder a prefeitura será uma pedra no seu caminho, para uma candidatura em 2026 à Câmara Federal. É o jogo.

SEM FOCO CIENTÍFICO
Agradeço quando um leitor do interior me manda o resultado de uma enquete sobre candidaturas a prefeito. Mas, não publico por não ter cunho científico, como a de uma pesquisa. Na enquete, você pode pegar um grupo grande e mandar votar no candidato. Principalmente, se o candidato estiver em cargo público, influenciando funcionários.

NÃO PREPAROU LIDERANÇAS
O grande problema do PT foi que nos 20 anos de poder não investiu em lideranças novas. O PT virou hoje um partido de um só líder, o Jorge Viana. Me apontem outro, com sua densidade no PT, que não vão encontrar. Tudo gira em torno do JV.

MESMO CAMINHO
O MDB é outro que depois que perdeu o poder, não investiu em novas caras. Suas lideranças mais expressivas são as mesmas de antigamente: o Flaviano Melo na capital e o Vagner Sales, em Cruzeiro do Sul. Tirem os dois e o MDB não tem um líder com boa estrutura de votos. Um exemplo, foi o fracasso nas disputas da PMRB e do Governo.

DOIS DESAFIOS
O secretário Alysson Bestene tem dois desafios, na sua corrida para a PMRB: chegar bem nas pesquisas no próximo ano; e trabalhar maioria no diretório, para brecar a candidatura do prefeito Tião Bocalom.

CONHEÇO VÁRIOS EXEMPLOS
Já vi o governador Gladson Cameli anunciar vários nomes como seu candidato a prefeito da capital, na eleição passada, e na última hora tirou a Socorro Neri da cartola. Por isso, o Alysson Bestene, fique sempre alerta.

JARUDE EMPAREDADO
O grande erro do deputado Emerson Jarude (MDB), foi o de trombar com os “cabeças brancas” do MDB. A sua candidatura à PMRB pelo MDB, morreu quando optou pela trombada.

BRECADO NA ALEAC
Hoje, Jarude está brecado no MDB e na ALEAC, onde vive de favor para ocupar a tribuna no tempo da liderança do partido, que tem no comando o deputado Tanízio de Sá (MDB).

INDO PARA RUA
O prefeito Bocalom, enfim, está indo com a sua gestão para fora da prefeitura. Ontem, estava com uma frente de atendimentos na área da Saúde na estrada Transacreana.

PRIMEIRO PASSO
Caso o presidente do PT, Daniel Zen, consiga na eleição do próximo ano que o partido eleja um ou dois vereadores na capital, já terá dado o primeiro passo para tirar a sigla do buraco político. Hoje, o PT está zerado na Câmara Municipal de Rio Branco.

COMO ACERTAR NA MEGA
Um candidato se eleger hoje no estado para deputado, senador ou vereador, sem recursos financeiros, tem a mesma possibilidade de acertar na Mega-Sena. As campanhas dos que ganham a eleição são sustentadas por esquemas milionários. Só num golpe de sorte um liso se elege. Por isso, muitos nomes de qualidade se afastam da política.

ÚNICO FOCO
O senador Sérgio Petecão (PSD) só tem um foco para 2026: disputar a reeleição para o Senado.

NOME PREFERIDO
A depender do senador Alan Rick (UB), o candidato a prefeito de Rio Branco pelo seu grupo, é o deputado federal Ulysses Araújo (UB). A saber se aceitará entrar numa disputa de risco.

FAVORITO DISPARADO
Política é política, nada é definitivo. Mas pelas informações que ouço, não será fácil para a oposição derrotar o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia.

NOME QUE DISPUTA
Quem deve dá trabalho para ser derrotado na eleição para a prefeitura de Mâncio Lima, e o Chicão (MDB).

FICAR NA MOITA
O deputado Nicolau Junior (PP) vai ficar na moita esperando as pesquisas do próximo ano, antes de anunciar apoio a um candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul. Não quer ir para a balsa.

MÉRITO DO GLADSON
O governador Gladson tem um mérito, ou de não ligar reclamando de notas na imprensa que lhe desagradam. E, olhe que já foi alvo de muitas críticas.

FORA DA MÍDIA
Alertei por este BLOG que, mesmo tendo pouco mais de 30 mil votos na capital, sem mandato, o ex-deputado Jenilson Leite (PSB) sumiria da mídia, e isso prejudicaria uma eventual candidatura a prefeito de Rio Branco. Os números baixos nas pesquisas confirmam que precisa se reinventar.

FRASE MARCANTE
“A política é a arte de transformar uma mentira em verdade”. Frase da máxima mineira.