Com a presença do Deputado Eduardo Velloso, Câmara de Epitaciolândia realiza 37ª sessão ordinária de 2023

Renny Carvalho

A Câmara Municipal de Epitaciolândia realizou nesta segunda-feira, dia 13 de novembro a trigésima sétima sessão ordinária de 2023, com a presença dos nove vereadores, e a ilustre participação do parlamentar federal Eduardo Velloso (UB)..

Acompanhe a seguir o que disseram os vereadores no grande expediente:

Vereador Rubens (PSD): Cumprimentou aos presentes e iniciou sua fala citando as tribulações que Epitaciolândia tem passado, com a falta de gestão do prefeito Sérgio Lopes. Epitaciolândia é um município onde não há trafegabilidade, não temos planejamento por parte do executivo, e sai gestor entra gestor e nada é feito para mudar a situação. Disse que a Avenida Amazonas que era de responsabilidade do governo federal, que tem maior envergadura politica, raras vezes recebia manutenção por parte do governo federal, imagina agora que está na responsabilidade do município, haja vista o prefeito não ter condições de arrumar nem as ruas do município, que lhe é de competência. Falou de algumas ruas de bairros que estão praticamente isoladas, que desde o inicio do mandato é solicitado a Secretaria de Obras um planejamento para que os vereadores possam acompanhar, porém em virtude da falta de gestão, o que se presencia no município é um grande descaso. Falou que esse descaso é em todos os setores, citou a saúde que vem sobrevivendo através de itinerantes que não passa de uma repetição do que se fazia em outras gestões, porém com um nome diferente. Que em relação as obras não se vê nada de novidade, o que se vê é promessas de campanha que não foram cumpridas, que as ruas da cidade continuam com os mesmos buracos que foram usados para fazer vídeos com promessas de melhorias e mudanças. Lembrou que foi anunciado um grande canteiro de obras, mas até o momento nada. O que temos são obras que foram iniciadas na gestão passada. Finalizou demonstrando sua indignação pela falta de responsabilidade e respeito da atual gestão com o munícipe de Epitaciolândia.

Vereador Marcos Ribeiro (PSDB): Cumprimentou a todos os presentes e iniciou sua fala dizendo que admite que Epitaciolândia tenha muitas deficiências, porém não se dá para resolver os problemas do dia para a noite. Disse que esteve com o prefeito Sérgio Lopes na AMAC, e que os projetos para recuperação de todos os postos de saúde do município foram aprovados e sugeriu que os demais vereadores procurem a AMAC para se informarem. Falou a respeito dos itinerantes que recebem muitas criticas e que ele não se interessa pelo o que os outros prefeitos fizeram, mais sim pelo o que faz o prefeito Sérgio Lopes que tem superado nos atendimentos de itinerantes. Sobre as pavimentações de ruas disse que o prefeito irá pavimentar todo o bairro da Satel, com emendas da deputada Mara Rocha, que chegaram os tratores de esteira, um com emenda da Mara Rocha e outro com emendas do Senador Sérgio Petecão. Que o eleitor que acredita que em três anos se transforma uma cidade está se iludindo, por que nada se faz de uma hora para outra e que esse eleitor não sabe nem votar. Informou que estão fazendo uma composição com o União Brasil, com os Republicanos e que isso com certeza trará mais investimentos para o município. Justificou que a emenda do recurso da Avenida Amazonas ainda não foi liberado, em virtude do presidente Lula que ainda não assinou. Falou que o projeto da ponte já está na Caixa Econômica Federal, e que se ele fosse um deputado federal colocava 10 milhões de verbas para poder completar a obra da ponte. Finalizou dizendo acreditar que Epitaciolândia irá despontar que sabe que tem concorrência, que tem críticas, mas que as respostas serão dadas com trabalho.

Vereador Pantico da Água (SD): Cumprimentou a todos os presentes e aos internautas que acompanham a sessão pelas redes sociais. Iniciou falando sobre a crise de falta de água na cidade. Disse que estamos passando por situações complicadas e que a população faz um questionamento ao diretor da Saneacre, o que tem sido feito para resolver essa situação? Falou das opções de soluções que estão sendo tomadas pelo Saneacre e solicitou que a população ajude não desperdiçando água, por que apesar de toda falta de água ainda há pessoas que estão utilizando a água de maneira inadequada, desperdiçando. Cobrou a iluminação pública, pois as pessoas estão ficando em casa com medo da escuridão. Que os moradores reclamam da falta de trafegabilidade nas ruas e que fica ainda pior com a falta de iluminação pública que facilita a criminalidade. Finalizou cumprimentando ao deputado federal Eduardo Veloso, que está presente na sessão e que será sempre bem vindo para discutir temas de interesse da população.

Vereador José Maria (União Brasil): Cumprimentou a todos os presentes e a todos que acompanham pelas redes sociais. Agradeceu a presença do Deputado Federal Eduardo Veloso, que é o primeiro parlamentar federal que vem a Câmara para ouvir as demandas de Epitaciolândia. Falou sobre a situação da saúde a nível estadual, onde existe uma Unidade até bem aparelhada, mas que nada aqui é resolvido na Regional, pois sempre há necessidade de enviar o paciente para Rio Branco. Falou sobre a necessidade de termos uma unidade que funcione de fato e de direito como uma Regional de Saúde. Disse que foi informado que teremos no Alto Acre, cinco cirurgias semanais e que isso, é motivo de alegria e de se registrar, pois é um passo muito importante para nossa Regional. Informou que foi criado um grupo denominado SOS Avenida Amazonas, para apresentar uma situação crítica que está acontecendo nesse ponto, onde o prefeito se destacou daqui para Rio Branco para reivindicar esse trecho que era de responsabilidade federal, e que infelizmente a partir de então a situação só piorou, com poeiras, buracos e quando chove lama. Falou que até hoje não entende o porquê do prefeito reivindicar por esse trecho para não dar conta do serviço, que não aceita essa justificativa de que não se resolve as coisas do dia para a noite, pois já se vão três anos e nada até o momento o prefeito Sérgio Lopes fez em prol da população. Disse que gostaria de poder estar parabenizando a saúde do município, mas como profissional da área sabe que as coisas estão bem distantes de estarem bem como dizem os que defendem o prefeito. Finalizou dizendo que não entende como uma unidade de saúde onde os consultórios odontológicos não funcionam, conseguem ter uma nota tão elevada, pois as fotos e os fatos provam o contrário.

Vereador Nego (PP): Cumprimentou aos presentes, ao deputado federal Eduardo Veloso, e a todos os que assistem pelas redes sociais. Iniciou sua fala informando sobre a doação de quatro tratores de pneus que o prefeito Sérgio Lopes fez para associações dos produtores rurais, o que ajudará muito aos produtores em sua produção. Informou sobre os tratores de esteira que a gestão recebeu, resultado de emendas da ex deputada Mara Rocha e do Senador Sérgio Petecão, que serão de muita importância para os trabalhos em nosso município. Parabenizou o prefeito Sérgio Lopes pela aquisição de um caminhão para fazer reparos das lâmpadas, o que diminuirá os problemas de iluminação pública e que trará economia no dinheiro público, que poderá ser investido em pavimentação, ao invés de pagar aluguel de caminhão para a realização do serviço. Finalizou questionando o DERACRE que não consegue fazer uma parceria com a administração Sérgio Lopes em prol do município, pois independente da cor partidária o governo deve estar voltado para atender a população, haja vista, o governo do estado ter sido muito bem votado em nosso município. Que a vinda do União Brasil, com certeza irá fortalecer a administração municipal e que o município irá alavancar.

Vereador Messias Lopes (PT): Cumprimentou aos presentes, ao Deputado Federal Eduardo Veloso, o qual também parabenizou por está indo as Câmaras discutir sobre os problemas locais, fato inédito na história, dessa forma o mesmo estará recebendo uma monção de aplauso por sua disponibilidade. Informou que esteve em Brasiléia, Assis Brasil e Xapuri, e que os problemas das cidades são muito parecidos, porém hoje estamos com um problema gravíssimo que é a falta de água em virtude do forte período de estiagem. Disse que muitas famílias carentes não têm condições de comprarem sequer água mineral para fazerem seus alimentos. Solicita que abracem essa causa de Epitaciolândia, pois as previsões são desanimadoras. Falou sobre a pauta do IML, que é de grande importância não só para Epitaciolândia, mas para todo o Alto Acre, dessa forma solicita ao deputado presente que também abrace essa causa. Falou que esteve em Assis Brasil e que o prefeito de lá tem dado um exemplo de administração, tem desenvolvido um projeto lindo junto aos produtores através da cultura de café. Porém lá, os produtores estão passando por problemas com a truculência do ICMBIO, dos órgãos que não respeitam seus direitos, abusam de autoridade chegando mesmo a tratar os produtores de maneira violenta. Aproveitou a presença do deputado para falar a questão da APAE, para que possam acompanhar esse projeto que é de suma importância para nossa comunidade. Finalizou parabenizando mais uma vez a disposição do Deputado Eduardo Veloso em sair nessa caminhada junto aos municípios para ouvir as necessidades e pedidos dos munícipes.

Vereador Diojino Guimarães (MDB): Cumprimentou aos presentes, ao deputado federal, e a todos que acompanham a sessão pelas redes sociais. Iniciou sua fala dizendo que o povo de Epitaciolândia não aceita mais desculpas, que o troco será dado nas urnas. Disse que existe na atual administração uma infantilidade e por isso perdeu muitos apoiadores, que não é possível que ainda tenha coragem de querer mais quatro anos, pois o povo de Epitaciolândia é inteligente e com certeza escolherá o que é melhor para todos. Apresentou imagens das ruas nos bairros cheias de buracos, de lixo, intrafegáveis. Disse que a Av. Santos Dumont está muito boa, mais ande nos bairros para vê a situação. Lamentou que o União Brasil esteja se aliando a atual administração que não respeitou o seu vice prefeito, expulsou seus apoiadores e com certeza não aprendeu a respeitar ninguém ainda, basta ver como não respeita o cidadão pois a situação de Epitaciolândia é caótica. Falou que estamos vivendo uma das piores gestões, que nunca viu um prefeito tão inoperante. Que não acredita nesses dados da saúde, pois as pessoas vivem reclamando da falta de atendimento odontológico, que a única coisa que estão acontecendo são os itinerantes. Que é necessário observar esses itinerantes com cuidado, para que não se tornem canal de corrupção. Finalizou dizendo que Epitaciolândia precisa varrer esse tipo de politico que posa de bom samaritano, mais que na verdade nada entende de administração, que o povo tem padecido, mais que graças a Deus esse tempo está chegando ao fim.