Detran inicia atendimento presencial para entrega de CNHs com agendamento

Por G1 AC

Mesmo em bandeira vermelha na classificação de risco da pandemia de Covid-19, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) iniciou atendimento presencial para entrega de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) com agendamento prévio.

Os documentos que foram solicitados antes do fechamento total das unidades ou por meio do site do Detran começaram a ser entregues na sexta-feira (5), seguindo protocolos de segurança.

Para quem já solicitou a CNH, pagou as taxas e aguardou o período de confecção do documento, que é de cerca de sete dias, o Detran informou que é preciso apenas agendar dia e hora para retirada do documento.

O agendamento é feito pelo site do departamento. O horário de entrega das carteiras é das 13h30 às 16h e é preciso apresentar documento com foto.

“Nós estávamos com muitas CNHs já confeccionadas que tinham sido solicitadas anterior ao decreto que colocou o estado em bandeira vermelha e, para conter aglomeração, resolvemos fazer a entrega desses documentos no período da tarde com agendamento de 60 vagas diariamente”, informou a chefe da Divisão de Atendimento ao Público – Habilitação do Detran, Elisângela Brasil.

Solicitando CNH

No site do Detran é possível solicitar a CNH definitiva, Permissão Internacional para Dirigir e a segunda via da CNH. Para esses serviços basta clicar na aba de “serviços”.

Após abertura do serviço e emissão da taxa, o pagamento deve ser efetuado. O documento de habilitação vai estar disponível em cerca de sete dias na sede do Detran-AC.

Logo após fazer o pagamento da taxa, o usuário pode agendar a retirada da CNH pelo site. No dia agendado, a pessoa deve usar máscara de proteção durante todo o atendimento nos guichês do órgão e é proibida a entrada de acompanhantes.

Além da entrega das carteiras de habilitação, o Detran tem feito atendimento presencial, também com agendamento, para renovação de CNHs e para inclusão de atividade remunerada no documento. Os demais serviços seguem suspensos enquanto o estado continuar em fase de emergência.

Bandeira vermelha

Com o aumento na ocupação dos leitos destinados aos pacientes com Covid-19 e redução do índice de isolamento social, o Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 manteve pela segunda vez todas as regionais do Acre na fase de emergência, representada pela cor vermelha.

A divulgação ocorreu na nesta segunda-feira (1º), na 19ª coletiva do Pacto Acre sem Covid. A avaliação foi feita no período de 14 a 27 de fevereiro, referente a duas últimas semanas epidemiológicas. A próxima avaliação deve ser divulgada no próximo dia 19 março.

O estado entrou em bandeira vermelha, que suspende as atividades não essenciais, no último dia 1º de fevereiro, quando o comitê antecipou a divulgação dos dados de classificação de risco depois que as unidades de saúde do estado ficaram com quase 100% de ocupação dos leitos.

O Acre tem 60.288 casos de Covid-19 até esse domingo (7) e 1.063 óbitos causados pela doença, segundo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). Há ainda 336 pessoas que seguem internadas.