Durante operação por suposta corrupção no governo Gladson, vídeo flagra investigadas ocultando celulares

Um vídeo, que a Rede Amazônica teve acesso com exclusividade, mostra as investigadas na Operação Ptolomeu ocultando celulares durante a deflagração da 1ª fase da ação. A operação investiga supostos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro por membros ligados ao governo do Acre.

Nas imagens é possível ver a coordenadora de gabinete do governador do Acre, Rosângela Gama, presa preventivamente nesta quarta (22) durante a 2ª fase da operação; a coordenadora da Secretaria de Estado da Casa Civil e ex-secretária de comunicação, Silvânia Pinheiro; a empresária Wânia Pinheiro; a chefe de gabinete, Sabrina Gondim, e a ajudante parlamentar Mariana Moreira da Costa.

Foi com base nesse vídeo que a Polícia Federal pediu a prisão de Rosângela — Foto: Reprodução

Foi com base nesse vídeo que a Polícia Federal pediu a prisão de Rosângela — Foto: Reprodução

Foi com base nesse vídeo que a Polícia Federal pediu a prisão de Rosângela. As imagens são do dia 16 de dezembro, dia da busca e apreensão feita pela PF. O vídeo mostra o momento em que Sabrina esconde um objeto, parecido com um celular, embaixo da perna de Silvânia.

Em outro trecho, é possível ver quando Rosângela entrega um celular para a empresária Wânia, que repassa para Mariana, que sai do local com o objeto escondido na roupa.

À Rede Amazônica, o advogado de Rosângela disse que deve se pronunciar em momento oportuno. O g1 tenta contato com a defesa das demais investigadas. A porta voz do governo, Mirla Miranda, disse que o governo não vai se posicionar sobre o vídeo.

Sobre a segunda fase da operação, o governo do Acre se posicionou, por meio de nota, e disse que o governador Gladson Cameli mais uma vez manifesta respeito, bem como colabora com todos os passos da investigação, de modo que fique esclarecido que o governo sempre agiu dentro da legalidade e do interesse público.

Nesta 2ª fase, a Polícia Federal disse que foi detectado que servidores públicos, entre as quais Rosângela, estariam obstruindo a investigação, na tentativa de destruir provas essenciais para a continuidade das apurações, após a deflagração da 1ª fase.

Vídeo mostra investigadas ocultando celulares durante operação que investiga corrupção no governo do AC — Foto: Reprodução

Vídeo mostra investigadas ocultando celulares durante operação que investiga corrupção no governo do AC — Foto: Reprodução

Após isso, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decretou a prisão preventiva da coordenadora de gabinete, e a imediata instauração de novo inquérito policial para apurar o crime de obstrução de investigação de organização criminosa.

Por ordem ainda do STJ, policiais federais cumprem, ainda na manhã desta quarta, cinco mandados de busca e apreensão em Rio Branco, em endereços relacionados aos envolvidos.