Em discurso de posse, Gladson dá 100 dias para secretários se adequarem à nova gestão

“Fiz os ajustes que precisavam ser feitos e já deixei claro que o prazo é de 100 dias para que deem um retorno”, avisou

POR MATHEUS MELLO, DO CONTILNET

Após anunciar os 15 nomes que irão chefiar as secretarias de estado na gestão do seu segundo mandato, o governador Gladson Cameli disse em entrevista ao chegar na posse neste domingo (1), que os novos secretários terão um prazo de 100 dias para mostrar trabalho, ou “não terá segunda chance”.

Governador diz que no seu segundo mandato, secretários terão 100 dias para se adequarem/Foto: ContilNet

“Fiz os ajustes que precisavam ser feitos e já deixei claro que o prazo é de 100 dias para que deem um retorno”, disse.

Confira quem comandará cada pasta

Após a posse na Aleac, o governador Gladson Cameli anunciou os nomes que irão chefiar as secretarias de Estado. A cerimônia foi feita nas escadarias do Palácio Rio Branco, neste domingo (01). Em seu segundo mandato, Cameli terá um equipe de secretários de Estado renovada.

Com a reforma administrativa aprovada pela Aleac na última semana, Cameli incorporou novas pastas, diminui o número de secretarias e mudou o nome de algumas. Agora, o Governo terá 15 Secretarias de Estado. Confira quem comandará cada pasta.

Alguns secretários permanecerão nas suas respectivas pastas.

Secretaria de Estado da Casa Civil – SECC

Jonathan Donadoni é nomeado secretário-chefe da Casa Civil - Noticias do Acre
Foto: reprodução

O advogado e ex-defensor público Jonathan Donadoni, continua no comando da Casa Civil. Considerado um dos nomes mais fortes dentro do Governo, Donadoni já foi procurador-geral de Cruzeiro do Sul.

Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes – SEE

Aleac aprova convite para Aberson explicar problemas na retomada das aulas no Acre - ac24horas.com - Notícias do Acre Aleac aprova convite para Aberson explicar problemas na retomada das aulas no Acre
Reprodução

Outro que continua no alto escalão do Governo é Aberson Carvalho. O professor e cientista social ficará no comando de uma das principais pastas, a Educação, cargo que exerce desde abril deste ano. Ele assumiu após a saída de Socorro Neri, que precisou deixar a secretaria para concorrer ao cargo de deputada federal.

Secretaria de Estado de Governo – SEGOV

Ex-secretário de Saúde do Acre deve assumir Sefaz após gestora pedir pra sair, diz governo | Acre | G1
Reprodução

 Alysson Bestene também é outro nome que continuou a frente da sua Secretaria. O cirurgião-dentista já foi secretário de Saúde durante os primeiros anos do mandato de Cameli. Ainda no governo de Gladson, Alysson foi secretário de Relações Institucionais e de Fazenda.

Secretaria de Estado de Comunicação – SECOM

Foto: Arquivo pessoal

Jornalista e mestre pela Ufac, Nayara Lessa já foi editora-chefe da Agência de Notícias do Acre, site de divulgação das ações do Governo. No terceiro ano de mandato de Gladson, a jornalista assumiu o comando da Secretaria de Comunicação, após a passagem de outros dois secretários. Considerada um dos nomes favoritos de Cameli, ela continua a frente da SECOM no segundo mandato, como uma escolha pessoal do governador.

Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ

Governo aprova aumento salarial e auxílio alimentação para todos os servidores
Foto: reprodução

Quem retorna ao governo é ex-secretário da Casa Civil, Romulo Grandidier. Desta vez, ele assume a Secretaria da Fazenda. Um dos articuladores da campanha de reeleição de Gladson Cameli, Grandidier é formado em Ciências Contábeis e tem mais de 20 anos de experiência na área econômica.

Secretaria de Planejamento – SEPLAN

Foto: ContilNet

 Com a reforma administrativa, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) foi desmembrada e criada outras duas. O antigo secretário da pasta, coronel Ricardo Brandão, assume uma das duas, a de Planejamento.

Brandão entrou no governo Gladson como secretário adjunto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Em 2020 foi nomeado para assumir a Seplag. Atualmente ele coordena toda a área administrativa do Governo.

Secretaria de Estado de Administração – SEAD

Saiba quem é Paulo Roberto: Secretário Municipal de Planejamento e Gestão de Cruzeiro do Sul -
Foto: reprodução

Outra secretária criada a partir do desmembramento da Seplag, a Secretaria de Estado de Administração será comandada por um nome do Vale do Juruá. O atual secretário de Administração e Gestão da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Paulo Roberto Correia, tem MBA em Administração de Empresas e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em Auditorias Fiscal e Tributária pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa).

Secretaria de Estado de Saúde – SESACRE

Médico Pedro Pascoal é exonerado da Coordenação do SAMU - AcreNews
Foto: reprodução

Uma das pastas mais importantes do Governo mudará de comando. Anteriormente conduzida pela médica Paula Mariano, a saúde terá o médico do Samu, Pedro Pascoal. Ele é pós-graduado em Medicina de Emergência e especialista em Transporte Aeromédico, foi coordenador estadual do Samu do Acre entre 2019-2022.

Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP

Foto: ContilNet

 

Logo no início da semana, o governador Gladson havia confirmado a continuação do coronel Paulo Cézar no comando da Segurança Pública, cargo que esteve à frente durante todo primeiro mandato. Entretanto, poucas horas antes da posse, o Governo anunciou que Paulo Cézar havia entregado o cargo e informou que o coronel José Américo de Souza Gaia, seria o novo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública.

Gaia é coronel da reserva da Polícia Militar e tem mais de 20 anos de experiência em gestão de segurança pública. Atualmente, ocupava o cargo de diretor da Força Nacional, em Brasília (DF).

Secretaria de Estado de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo – SEICETUR

Seict reúne empresários interessados em exportação para discutir o futuro - ContilNet Notícias
Foto: reprodução

A antiga Seict (Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia) se fundiu às pastas do Turismo e Empreendedorismo. Com a incorporação, a pasta passa a se chamar Secretaria de Estado de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo – SEICETUR. O antigo secretário Assurbanipal Mesquita continua no comando da pasta.

Ele é engenheiro elétrico, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, e é funcionário de carreira da antiga Eletroacre.

Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop)

Foto: ContilNet

A Seop foi criada a partir da reforma administrativa do governador Gladson Cameli. Anteriormente chamada de Seinfra (Secretaria de Infraestrutura), Cirleudo Alencar continuará no comando da pasta.

Ele é engenheiro agrônomo e foi coordenador da elaboração dos Planos Diretores de Sena Madureira e Tarauacá, secretário de Planejamento de Sena Madureira em duas gestões e Coordenador do Proarco na Amazônia Legal.

Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (Sehurb)

Com perfil técnico, segunda lista de gestores do Acre é anunciada por Gladson Cameli - Noticias do Acre
Foto: reprodução

A Secretaria de Estado de Habitação e Interesse Social e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional também se tonaram uma só a partir da reforma administrativa. O engenheiro civil Egleuson Santiago será o responsável da pasta. Foi subsecretário da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Manaus.

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas – SEMAPI

Julie Messias - Secretária de Biodiversidade - Ministerio do Meio Ambiente | LinkedIn
Foto: reprodução

A chefe da delegação brasileira na COP 15 de biodiversidade da ONU, e coordenadora do pavilhão do Brasil nas COPs Clima 26 e 27, Julie Messias é a nova secretária do Meio Ambiente e Políticas Indígenas.

Secretaria de Estado de Assistência Social, da Mulher e dos Direitos Humanos (Seamd)

Vice-governadora Mailza acompanhará de perto as ações da Secretaria de Assistência Social, Mulheres e Direitos Humanos - Noticias do Acre
Foto: reprodução

Antes chamada Seasdhm, com a reforma administrativa, a Seadm será conduzida pelo administrador de empresas, Lauro Santos. Atualmente ele é diretor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Acre (Sebrae).

Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio – SEPROD

Foto: ascom

A maior surpresa entre os novos secretários, foi o do deputado reeleito pelo PDT, Jose Luís Tchê.

Ele será o responsável pela Seprod (Secretaria Estado de Produção e Agronegócio – SEPROD), criada na reforma administrativa.

Com a nomeação de Tchê para a pasta, o deputado Marcus Cavalcante, também do PDT, assume a vaga na Aleac.