Em Epitaciolândia: Eduardo Velloso diz que vai disponibilizar “emenda pix” para vereadores contemplarem as demandas locais

Chiquinho Chaves

O Deputado Eduardo Velloso (UB), participou na manhã desta segunda-feira 13, de audiência pública em Epitaciolândia onde tratava sobre problemas comuns nas casas legislativas mirins do Alto Acre (Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri), e outros anseios da sociedade civil no municipio.

A presença de Velloso, é um destaque positivo, já que pela primeira vez na história do parlamento mirim de Epitaciolândia, um Deputado Federal comparece em sessão ordinária para acompanhar os trabalhos dos vereadores e posteriormente realiza audiência pública, se colocando a disposição em ajudar através de seu mandato com o bom desempenho  da casa legislativa e os pedidos da comunidade.

Aida Maffi, representante da  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em Epitaciolândia, destacou que a referida Associação está em fase de efetivação, e assim que for regularizada vai atender toda regional do Alto Acre, portanto o olhar especial para essa causa, do Deputado Eduardo Velloso é muito importante para que as crianças e pais sejam beneficiados com o projeto.

a vereadora Lucimar Monteiro – Preta, reforçou que por ser mãe de crianças especial, está 100% a disposição do projeto da APAE em Epitaciolândia. Na ocasião a vereadora pediu para que o deputado federal faça intervenção quanto a implantação do Instituto Médico Legal (IML), com peritos, carros e médicos legistas. Segundo a vereadora, o IML tem promessa de instalação no Hospital Regional do Alto Acre e nunca saiu do papel.

Para Seliene Lima, seus pedidos destinados ao parlamentar federal é que garanta  através de emenda especial, recursos para a Estação de Tratamento de Água (ETA), e infraestrutura de Epitaciolândia, onde ruas e ramais estão abandonados e a população pede socorro principalmente nos grupos de whatsapp.

O Advogado Gabriel Tibério, enfatizou que a atitude do deputado Eduardo Velloso, em levar o mandato até os municípios, é extremamente importante por que ele vem ouvir o clamor da população através da Câmara de vereadores. Disse que diante da atual situação, a gestão municipal tem que recuperar bairros inteiros e não somente ruas.

O vereador Rubens Rodrigues lembrou que na questão da carência de água no municipio, se faz urgente recuperar as cabeceiras dos igarapés, que mesmo diante de projetos passados voltados para o reflorestamento em suas margens, não teve acompanhamento seguinte. Sobre o IML lembrou que os governos passados sempre trataram isso com indiferência.

Nego, vereador Progressista, enfatizou que a falta de água no municipio também passa pela falta de um reservatório local. Lembrou que entre os inúmeros problemas tratados pelos vereadores, há um que precisa ser resolvido de emergência, que é uma área para implantação do cemitério pois o espaço onde hoje está instalado o cemitério municipal está superlotado. Parabenizou a iniciativa da criação da APAE local e que não coloquem políticos à frente desse projeto.

O Diácono João Maffi reforçou que a APAE é uma instituição filantrópica e que funciona independente de política partidária, e os recursos são destinados a partir da federação, mas que precisa do apoio de todos. Enfatizou que a construção de uma maternidade em Epitaciolândia é necessária e que o deputado veja a possibilidade de emenda para essa demanda. Finalizou dizendo que a questão da falta de água também é falta de conscientização da população e por conta do desperdício, através de encanação quebrada.

O líder do prefeito Marco Ribeiro, pediu para que o Deputado Federal faça intervenção quanto a aquisição de área fora do perímetro urbano para acomodar as carretas com produtos inflamáveis que ficam estacionados em locais inapropriados colocando a vida de pessoas em risco, e que seja implantado um anel viário no km 10 com acesso para a Chapadinha na Bolívia. Finalizou pedindo para que o deputado ajude o prefeito Sérgio Lopes a construir a ponte que liga Epitaciolândia a Brasiléia.

O ex vereador Kiley Dias, cobrou atenção especial a questão de deposito de resíduos sólidos e que seja alocada emenda para aquisição de um coletor de lixo para o municipio que faz a coleta em um trator ou caçamba, mostrando o retrocesso do municipio. Finalizou pedindo uma capela mortuária para o Epitaciolândia.

Em sua fala, Velloso disse que está ouvindo a comunidade acreana, passando pelas câmaras municipais e que mesmo na amazônia, a população acreana vive na pobreza; Lamentou a situação de perseguição que passa o produtor rural em recorrência dos órgão de fiscalização; Disse que todos os pedidos e cobranças feitos, estão anotados e que a questão das emendas elas tem seus ritos, porém o deputado está viabilizando um assessor jurídico para fazer o elo com os vereadores e prefeitura, para participação dos projetos de interesses coletivos.

Velloso aproveitou para destacar que seu mandato está disponibilizar para cada vereador, uma emenda no valor de R$ 20.000,oo (Vinte Mil Reais), que será destinado pelo parlamentar mirim, como funcionam as emendas de deputados e senadores, passando pelo executivo municipal, daí a importância da atuação de sua assessoria jurídica.

O recurso segundo Velloso, é metade emenda pix e outra metade á critério do vereador a partir da legitimidade de onde será destinada a emenda.

Por ser o único parlamentar federal da área da saúde, Velloso enfatizou que vai lutar para que essa área seja foco das boas parcerias e através de seu mandato está trabalhando para que todos os municípios acreanos sejam  contemplados com atendimentos e cirurgias de oftalmologia, sendo o primeiro estado da federação a ter esse beneficio em todas as cidades.

O Que é Emenda Pix? 

‘Emendas Pix’: são transferências de dinheiro indicadas por parlamentares para os municípios, sem projeto obrigatório de gasto pelos prefeitos.