Filha de Evo Morales fura fila da vacina contra Covid-19, na Bolívia

O fato foi corroborado por Bolivia Verifica e Check Bolivia, duas mídias especializadas na verificação de notícias e discurso público . Ambas as plataformas visam combater a desinformação e as falsas notícias que circulam nas redes.

Durante vários dias, o cartão de vacinação da filha do ex-presidente, que trabalha no Ministério Público do Estado, circulou em redes sociais, como Facebook e Twitter .

Isso gerou a indignação de vários usuários que criticaram o benefício que goza a filha do ex-presidente, de 26 anos. De acordo com cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde, as vacinas só podem ser aplicadas em pessoas com mais de 40 anos e idosos.

“O código QR que consta na carteira de vacinação leva diretamente ao portal do SUS do Ministério da Saúde. Nela são mostrados os dados da Evaliz, que coincidem com as informações públicas conhecidas: nome completo, data de nascimento e número da carteira de identidade ”, informou a Bolívia Verifica em seu site.

Por sua vez, Cheque Bolívia, informou que Evaliz “ foi vacinado no Fundo Estadual de Saúde -“ Clínica Modelo La Paz ”com a primeira dose da vacina Sputnik-V” em 24 de maio deste ano.

Nesse mesmo dia, o presidente Luis Arce recebeu a primeira vacina no Hospital del Sur, na cidade de El Alto. Naquela data, a vacinação estava marcada para pessoas com mais de 50 anos, faixa que a filha do ex-presidente não entra .

Ambos os meios de comunicação verificaram os dados de vacinação que circulam nas redes e constataram que são da filha do ex-presidente.

Por várias semanas, a Bolívia sofreu uma terceira onda de infecções covid-19. As perspectivas são desanimadoras porque faltam vacinas para a população, embora o Governo tenha garantido que vai acelerar a campanha de vacinação.