Joelso Pontes deverá filiar-se ao PSD de Petecão nas próximas horas

Edinho Levy

Nesta segunda-feira, 28, o ex-vereador e ex- Progressista Joelso Pontes sinalizou que poderá se filiar ao PSD de Sérgio Petecão ainda esta semana.

“Nada é certo ainda, mas devo tomar uma decisão ainda essa semana…”, disse Pontes ao Diário Fronteira.

A trajetória

Antes de qualquer coisa, é preciso fazer tour pela trajetória política de Joelso Pontes que era do Partido Progressista desde seus 19 anos de idade. No dia de 24 julho de 2009 o jovem aspirante a político filiava-se no PP de Gladson Camelí, onde trilhou ao lado do atual Governador até a sua vitoriosa campanha em 2018. Nos anos seguintes ficou notório perceber a insatisfação do até então parlamentar com a executiva regional do partido, e também com um certo “abandono” por parte de Camelí ao seu fiel escudeiro na fronteira.

O estopim para a quebra entre a aliança Joelso Pontes e PP-Brasiléia foi na corrida eleitoral de 2020, onde o vereador abriu mão da própria candidatura à reeleição pelo Progressistas para apoiar Leila Galvão(MDB) na corrida eleitoral para a Prefeitura do município.

Em 28 de abril de 2021 o “menino do Detran” como é conhecido na região de fronteira, apresentou sua carta de desfiliação do PP-Brasiléia e a partir de então começaram-se as especulações de: Pra onde ele vai? Pois bem, surgiram conversas de que PSDB, MDB e PSD teriam iniciado boas conversas com o ex-vereador, porém tudo não passaram de burburinhos dos bastidores da política local.

Novos caminhos

A novidade é que Joelso Pontes mesmo contrariando a opinião de amigos e da própria família em relação ao PP deverá se filiar ao PSD na próxima sexta-feira, 02, e será um reforço de peso na possível campanha de Sérgio Petecão ao Governo do Estado. Ainda não se sabe se Pontes deverá concorrer à vaga de Deputado Estadual pela nova legenda, mas sabe-se que o ex-parlamentar é muito querido na Regional do Alto Acre.