Júri eleitoral do Peru anuncia Esquerdista Pedro Castillo como presidente do país

O Júri Nacional de Eleições (JNE) do Peru proclamou o professor esquerdista edro Castillo como o novo presidente na segunda  feira , seis semanas após o acerto de votos que enfrentou com o candidato de direita Keiko Fujimori .

“Eu proclamo José Pedro Castillo Terrones presidente da república”, disse Jorge Luis Salas, chefe do Júri Eleitoral Nacional (JNE), em uma breve cerimônia virtual, após este órgão ter terminado de resolver inúmeros desafios e apelações de Fujimori.

Dessa forma, o JNE validou o escrutínio atualizado de 100% das atas do órgão eleitoral (ONPE), o que deu a Castillo a vitória com 50,12% dos votos contra 49,87% de seu rival de direita , a quem anunciou horas antes disso, ele reconheceria os resultados.

O novo presidente deve tomar posse em 28 de julho, dia em que expira o mandato do presidente interino Francisco Sagasti e no qual o Peru comemora o bicentenário de sua independência.

A filha do ex-presidente preso Alberto Fujimori denunciou uma suposta “fraude” em favor de Castillo, sem apresentar provas conclusivas, apesar de observadores da OEA, dos Estados Unidos e da União Européia afirmarem que o voto foi limpo.

Castillo obteve 44.263 votos a mais que seu oponente, de acordo com a cédula atualizada validada pelo JNE , órgão autônomo com quatro membros.