Liderança indígena do Acre vai participar do elenco de novela da Globo

A Globo contratou o cantor e líder indígena Mapu Huni Kui para estrear na próxima trama das 21h, escrita por Walcyr Carrasco.

por Maria Meirelles

Na busca por mais representatividade no elenco de suas produções, a Globo contratou o cantor e líder indígena Mapu Huni Kui para estrear como ator em Terra Vermelha (nome provisório), trama escrita por Walcyr Carrasco que vai substituir Travessia, a partir de maio.

Segundo apurou o Notícias da TV, Mapu fará parte do núcleo de uma família que vai lutar fortemente contra a agricultura predatória na região do Mato Grosso do Sul, onde a produção será ambientada. Ele vai contracenar com Suyane Moreira, vencedora do reality A Ponte, da HBO Max, que também assinou contrato para a produção.

Mas, não de agora que Mapu tem ganhado destaque na mídia nacional. Em 2022, atendendo a um convite da ONU (Organizações das Nações Unidas), ele se apresentou durante assembleia Geral, juntamente com o DJ Alok, para alertar o mundo sobre as mudanças climáticas do Brasil.

Em Rio Branco, capital do Acre, Mapu desenvolve um projeto social que atua no fortalecimento da indenidade cultural do povo Huni Kui.

A inclusão de uma família indígena faz parte de um desejo de Walcyr Carrasco em retratar os povos originários em suas novelas. Na sinopse de sua produção, obtida pelo Notícias da TV, ele explica a intenção. “Todas essas regiões sofreram (e sofrem) conflitos com terras indígenas. Mas os povos originários ainda estão aí. No caso, para representá-los e contar a sua trajetória, teremos quatro personagens”, afirmou o autor.

Em contato com a assessoria de comunicação da liderança, por questões contratuais, Mapu ainda não está autorizado a dar entrevistas sobre a novela.

Com informações da Uol