Lockdown: Vereadores de Epitaciolândia e prefeito Sérgio Lopes tratam sobre medidas restritivas contra covid

Assessoria CME

Na tarde deste dia 18, o presidente da câmara municipal de Epitaciolândia Diojino Guimarães (MDB), juntamente com outros parlamentares mirins dentre eles, Rubens Rodrigues (PSD), Messias Lopes PT), José Maria (PSL), Pantico da Água (SD), Seliene (Podemos), Marquinhos (PSDB) e o secretário interino de saúde de Epitaciolândia, se reuniram na sala das sessões da Casa do povo, para tratar sobre as medidas de restrinções contra covid-19 no município.

Desde que o governo do estado adotou medidas mais duras no combate a pandemia no Acre principalmente com o fechamento de serviços normal ao público nos finais de semanas e feriados, Epitaciolândia foi o único município a não aderir a essas medidas, flexibilizando o comércio e outros serviços.

Epitaciolândia tem um comércio muito forte e que atende não só os municipes locais, mas os brasileenses e bolivianos. No primeiro final de semana com lockdown, Epitaciolândia foi assunto constante nos noticiários pois o decreto municipal garantia a abertura do comercio e outros serviços, mas um recurso impetrado pelo governo do estado, vetou a medida municipal, com recursos que se estenderam por todo o sábado 13 e domingo 14.

Diante dos impasses, os vereadores de Epitaciolândia foram acionados pelo prefeito tucano para em comum acordo o decreto municipal pudesse ter a chancela dos parlamentares, que foram unanimes em entender que o fechamento do comércio gera prejuízo econômico e a medida do lockdonw da forma que está em vigência não surte resultados satisfatórios pois a aglomeração está acontecendo durante a semana e as medidas de restrinções só acontecem nos finais de semana e feriados.

O município de Epitaciolândia ganhou a decisão favorável da Juiza Dra. Joelma Nogueira, para que o decreto baixado pelo prefeito Sérgio Lopes seja respeitado e que o governo se abstenha de tomar outra medida que afronte ou desrespeite o decreto municipal.