Reconhecimento: Prefeita Fernanda Hassem é eleita uma das 15 personalidades acreanas que mais se destacaram em 2023

Em véspera de trocar de idade (26 de Dezembro), a prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, ganhou de presente o reconhecimento de seu trabalho, ao entrar na seleta lista das 15 personalidades acreanas que mais se destacaram em 2023, segundo eleição do Portal ContilNet

Saiba quem são os nomes que se destacaram durante o ano de 2023

O ContilNet destacou os 15 nomes que foram destaques em 2023/ Colagem: ContilNet

Aproveitando o clima de celebração, o ContilNet elegeu as 15 personalidades acreanas que mais se destacaram durante o decorrer do ano. Confira:

 

Gladson Cameli

Governador do Acre, Gladson Cameli/ Foto Juan Diaz/ContilNet

O governador Gladson Cameli, que está em seu segundo mandato, também foi uma das personalidades que estiveram em evidência neste ano no estado do Acre. Uma de suas principais conquistas recentes foi a entrega da tão sonhada ponte Frei Paolino Maria Baldassari, que liga o primeiro e o segundo distrito de Sena Madureira.

Na última semana, Cameli anunciou em primeira mão o concurso efetivo da Educação, que contará com mais de três mil vagas. O governador também foi responsável pela posse de mais milhares de novos servidores públicos da Segurança, Saúde e Educação. Além disso, Gladson tem investido em diversas áreas, um exemplo é a construção da nova maternidade já anunciada e do viaduto que irá desafogar o trânsito na Avenida Ceará, em Rio Branco.

Fernanda Hassem

Fernanda Hassem durante entrevista no podcast do ContilNet. Foto: Gleison Júnior/ContilNet

A prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem foi uma das personalidades acreanas homenageadas pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) em dezembro deste ano. A homenagem se deu em reconhecimento à sua trajetória profissional e política e pelos notórios serviços em prol da população de Brasiléia

Fernanda Hassem também foi destaque ao realizar o tradicional Carnavale, que reúne foliões de todas as partes do estado, movimentando a economia da cidade. A festa aconteceu alguns meses depois da terrível enchente que atingiu o município, na qual a prefeita se destacou nas ações de apoio à população atingida pelas águas.

Tião Bocalom

Prefeito de Rio Branco Tião Bocalom/ Foto: Reprodução

O prefeito de Rio Branco esteve entre os assuntos mais comentados na mídia acreana em 2023. Entre as principais ações de sua gestão está a entrega de móveis e eletrodomésticos para famílias atingidas pelas enchentes do Rio Acre e de igarapés na capital acreana, que atingiram milhares de pessoas.

Tião Bocalom também realizou concursos na área da saúde, educação, entre outras. Entre as ações de maior destaque de sua gestão estão o lançamento dos programas 1001 Dignidades, Minha Dignidade e o Minha Casa Minha vida, que somados, serão responsáveis por entregar em Rio Branco, quase duas mil casas populares. O prefeito já iniciou, também, as obras do viaduto que vai melhorar o trânsito na região da Avenida Dias Martins.

Cláudio Falcão

Tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco/ Foto: Reprodução

O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, ganhou destaque por seus trabalhos durante as enchentes que atingiram a capital acreana no início de 2023.

À frente da autarquia na capital acreana, Cláudio Falcão atuou dia e noite para socorrer as famílias vítimas de enxurradas e deslizamentos. Já no período de estiagem severa que toda a região Norte vem sofrendo, a Defesa Civil de Rio Branco conseguiu reduzir os focos de incêndios, consideravelmente.

A capital acreana, que durante várias semanas amanheceu coberta por uma extensa cortina de fumaça em virtude das queimadas, em 2022, de janeiro a novembro teve 1087 focos, já neste ano, no mesmo período, o sistema notificou 542 focos de queimada, o que compreende a uma redução de 50,13% no número.

Pedro Pascoal

Secretário de Saúde, Pedro Pascoal/ Foto: Odair Leal/Seacre

O médico Pedro Pascoal assumiu a Secretária de Estado de Saúde (Sesacre) neste ano de 2023 e, desde então, desempenhou um papel crucial para o andamento da saúde pública no estado do Acre.

À frente da secretaria, Pedro Pascoal deu atenção especial ao setor de cirurgias no estado. A prova disso é que em 2023 a saúde pública realizou 12.435 procedimentos cirúrgicos, 2.179 a mais do que no ano anterior.

Em entrevista ao ContilNet, em maio deste ano, o secretário também anunciou a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na capital acreana.

Lucas Dias

Procurador Regional do MPF/AC, Lucas Dias. Foto: Reprodução Redes Sociais

O procurador regional do Ministério Público Federal do Acre (MPF/AC), Lucas Dias, se destacou em 2023 em sua atuação pela defesa das minorias. Entre os feitos do procurador está a ação pública por ele ingressada para que a União garanta acesso a água potável e saneamento básico na região do Rio Envira, em Feijó, no interior do Acre, para 20 aldeias, onde residem sete povos indígenas.

Ainda neste ano, Lucas Dias participou de uma sessão da Comissão de Direitos Humanos e Legislativa na Câmara dos Deputados, em Brasília, na qual falou sobre a atuação do Ministério Público Federal na defesa dos direitos LGBTQIA+.

Em outubro, o procurador ajuizou uma ação civil pública com pedido de urgência para que o Twitter (atualmente X) e a União adotem medidas de combate à transfobia e a proteção à população transexual na Internet.

Aberson Carvalho

Aberson Carvalho é secretário de Educação do Acre. Foto: Juan Diaz/ContilNet

Outro grande destaque no ano, especialmente no governo de Gladson Cameli, foi o secretário Aberson Carvalho, reponsável por uma das pastas mais importantes do Acre: a Educação.

Aberson protagonizou dois grandes fatos históricos na SEE: a entrega do prato extra para crianças das escolas públicas do Estado e o lançamento do concurso público com maior número de vagas já ofertado até agora. São mais de 3 mil oportunidades no certame que deve ser lançado até o meio do ano que vem.

Mailza Assis

Vice-governadora, Mailza Assis/ Foto: Pedro Devani/ Secom

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, recebeu neste mês de dezembro o título de cidadã Acreana pelo trabalho feito pelo Acre. Senadora da República de 2019 a 2022, durante seu mandato enviou mais de R$ 500 milhões de emendas ao estado.

Assumindo a cadeira do Executivo Estadual por diversas vezes durante as viagens de trabalho do governador Gladson Cameli, Mailza tem se mostrado uma voz ativa e forte em meio à política acreana.

Regina Ferrari

Desembargadora Regina Ferrari, presidente do TJAC/ Foto: Reprodução

A desembargadora Regina Ferrari foi empossada como presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) em fevereiro de 2023. Ela é a 31ª presidente do TJ-AC e a sétima mulher a assumir o cargo na Corte Acreana.

Regina Ferrari tem 53 anos e é natural do Paraná. Ela foi empossada como juíza de Direito Substituta em dezembro de 1993, na 1ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco, após ser aprovada em primeiro lugar no concurso público para o cargo na época.

Em agosto deste ano, a desembargadora recebeu a Ordem da Estrela do Acre, no Grau Grande Oficial, mais alta distinção concedida pelo governo do Estado do Acre, conferida a pessoas físicas ou jurídicas que, por serviços ao Estado, ou mérito excepcional, tornem-se dignas do reconhecimento do povo acreano.

Danilo Lovisaro

Procurador-geral do MPAC, Danilo Lovisaro. Foto: Juan Diaz/ContilNet

O procurador Danilo Lovisaro foi reconduzido em novembro deste ano ao cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), no qual irá atuar no biênio 2024/2026.

À frente do Ministério Público, o procurador foi responsável por realizar o concurso público efetivo da instituição, com 45 vagas para diversas áreas. Lovisaro também empossou 11 promotores de Justiça Substitutos, aprovados XIII Concurso para ingresso na carreira do MPAC.

Foi ainda com Lovisaro à frente que o MPAC recebeu o Selo Diamante de qualidade em transparência no ano de 2023, representando o mais elevado padrão de transparência institucional.

Alan Rick

Alan Rick é um senador acreano do partido União Brasil/ Foto: Reprodução

O senador do Acre, Alan Rick, do União Brasil, foi eleito o melhor parlamentar acreano do Congresso Nacional em 2023, segundo o tradicional ‘Ranking dos Políticos’, alcançando, ainda, o top 5 nacional do ranking. Ele foi 4º melhor parlamentar do Congresso Nacional e o 3º melhor senador do país.

Com grande presença de recursos destinados para o estado Acre pelo senador, uma das principais obras que serão executadas em breve é o complexo viário no cruzamento das avenidas Ceará e Getúlio Vargas, que vai gerar mais de 300 vagas diretamente durante sua construção.

João Donato

João Donato morreu aos 88 anos/ Foto: Reprodução

O músico acreano João Donato morreu em julho de 2023, aos 88 anos. O artista é um dos maiores nomes da história da música popular brasileira, conseguindo unir de forma única a bossa nova e a música latina.

Com o álbum “Serotonina”, João Donato venceu o prêmio Grammy Latino 2023, considerado o “Oscar” da música na América Latina. Ele foi indicado na categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira (MPB), com o álbum lançado em agosto do ano passado.

Zequinha Lima

Zequinha Lima é prefeito de Cruzeiro do Sul/ Foto: Reprodução

O prefeito de Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, foi destaque em todo o estado do Acre durante a realização do tradicional Festival da Farinha, evento que movimentou a economia regional. Só neste ano a gestão investiu mais de R$ 8 milhões em equipamentos e maquinários para os produtores do município.

Mais de 150 empreendedores participaram da feira. Além disso, a prefeitura trouxe grandes shows nacionais, como o da cantora Isadora Pompeo e da cantora Juliana Bonde.

Jéssica Ingrede

Jéssica Ingrede foi embaixadora Nossa Seleça na Copa do Mundo Feminina em 2023/ Foto: Reprodução

A influenciadora acreana Jéssica teve um ano bastante movimentado em sua carreira digital. Em dezembro de 2022 a influencer venceu um concurso da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e assistiu ao vivo os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo 2022, no Catar.

Após isso, Jéssica foi selecionada para acompanhar a Copa do Mundo Feminina, que aconteceu na Austrália e Nova Zelândia de julho a agosto deste ano. Ela foi convidada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como capitã da Nossa Seleça, projeto que levou criadores de conteúdo para cobrir o Mundial in loco.

Em dezembro deste ano, a influenciadora lançou sua própria marca de cosméticos, de nome Sousol, lançando duas linhas de iluminadores corporais. Os produtos são feitos de forma natural, com ingredientes da Amazônia.

Ramon Dino

Ramon conquistou o 2º lugar no Mr. Olympia em 2023: Foto: Reprodução

Com apenas 28 anos, o acreano Ramon Dino foi vice-campeão pela segunda vez consecutiva do Mister Olympia, maior campeonato de fisiculturismo do mundo. Com a conquista, o atleta ganhou os holofotes de toda a imprensa mundial, sendo apelidado como “Dino do Acre”.

Ramon é um exemplo de perseverança, mesmo em meio às dificuldades persistiu no seu sonho de se tornar um fisiculturista profissional, até ser convidado para participar da Mansão Maromba, do influenciador digital Toguro, onde conseguiu patrocínios de grandes empresas de suplementos, fazendo que se profissionalizasse no esporte.

Derineudo de Souza

Derineudo é Policial Militar e fundador do projeto Amigos Solidários/ Foto: Reprodução

O policial militar Derineudo de Souza é fundador de um dos maiores projetos sociais do estado do Acre, o Amigos Solidários, que atua na capital acreana ajudando milhares de pessoas sem situação de vulnerabilidade social. Atualmente, o projeto atende 850 jovens em diversos bairros de Rio Branco, levando esporte e cultura, tudo de forma gratuita.

Além disso, Derineudo é um dos voluntários do projeto Razões Para acreditar e, por meio de campanhas em suas redes sociais, conseguiu movimentar doadores de várias partes do mundo e ajudar famílias acreanas a realizar o sonho de ter sua casa própria. Entre essas famílias está Francisco Valdecir, de 40 anos, que vivia com suas quatro filhas deficientes em uma casa sem estrutura para cuidar das crianças.