Nos últimos dias as temperaturas no Acre tem registrado números maiores que a média para essa época do ano. Nesta quarta-feira (23), segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Rio Branco registrou 43ºC no fim da manhã.

Para o coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil do Município, os dias têm sido quentes desde as primeiras horas da manha. Ressaltanso que está quarta-feira vai se confirmando como o dia mais quente do ano na capital acreana.

“Estamos amanhecendo com dias mais quentes, e à tarde piora. A sensação térmica facilmente ultrapassará os 40 graus. Nós estamos vivendo essa onda de calor em todo o país, da mesma maneira hoje teremos a menor umidade do ar registrada nesse ano, nós chegaremos ao final da tarde, início da noite, a 19%. Disse!

Além do calor e da baixa umidade, a qualidade do ar também apresenta piora e pode contribuir para problemas de saúde.

“A qualidade do ar piorou das últimas 24 horas, ela já estava piorando das últimas 48 horas, amanhecemos com 52 microgramas de partículas por metro cúbico, isso já é bastante poluição. Isso em virtude de queimadas, tanto aqui quanto em outras regiões, que chegam até nós”, explicou o Coordenador da Defese Civil do Município.