Secretária de Saúde diz que casos de sífilis tem aumentado no Acre; veja entrevista

Em entrevista, a secretaria em exercício afirmou que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) constatou um aumento no número de casos de sífilis
Maria Fernanda Arival, ContilNet

A secretaria-adjunta de saúde do Acre, Ana Cristina Moraes, esteve no Carnaval da Família 2023 e visitou o estúdio do ContilNet Notícias e San Francisco Filmes.

Em entrevista, a secretaria em exercício afirmou que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) constatou um aumento no número de casos de sífilis.

“Tem muita gente olhando só para outras infecções, como aids e estão esquecendo das outras IST”, disse.

No estande da Sesacre presente no Carnaval da Família, há uma equipe de saúde realizando testes rápidos de sífilis e outras doenças.

A secretária também ressaltou a importância do uso de preservativos, que são distribuídos de forma gratuita.

Saiba o que é sífilis

Sífilis é uma doença infecto-contagiosa, sexualmente transmissível, que pode levar à morte se não tratada a tempo. É especialmente perigosa se a pessoa infectada for uma gestante.

Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode também ser transmitida verticalmente, da mãe para o feto, por transfusão de sangue ou por contato direto com sangue contaminado. Se não for tratada precocemente, pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso, explica o site do médico Drauzio Varella.

AO VIVO: